logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Jovem prepara a primeira safra comercial de lúpulo em Içara

Produção iniciada em 2017 terá a primeira colheita comercial realizada no início de 2021

Compartilhar:

A cadeia produtiva dos cervejeiros vai ter o sabor içarense incluído diretamente na composição. A produção de lúpulo na comunidade de Linha Zilli iniciou em 2017 com Nilson Casagrande devido ao desejo de produzir a própria cerveja. Na época foram colocadas na terra 100 mudas. Agora, sob os cuidados do filho, Erick, já são mais de 400 pés de mitelfrüh, cascade, columbus, polaca e chindok em quase 800 metros quadrados de cultivo.

Conforme Erick, a expectativa é chegar a pelo menos 240kg de lúpulo seco na primeira colheita comercial prevista para o início de 2021. O fruto, responsável por algumas das características sensoriais da bebida, como amargor, será comercializado para empresas que farão o processamento para a venda a produtores artesanais de cerveja e também desidratado direto para indústrias, principalmente, da região Sul de Santa Catarina.

“O lúpulo é uma planta que exige um solo bem preparado, pois não pode ficar encharcado para não apodrecer as raízes, nem seco, para não morrer a planta. É preciso manter a terra úmida e um controle de irrigação. Tenho cuidado de tudo manualmente para garantir a qualidade. Nosso próximo passo será automatizar o processo com esta mesma eficiência”, indica o empreendedor da Lúpulo Ouro Verde.

O lúpulo é um tipo de planta trepadeira, por isso, precisa do suporte de estruturas suspensas. No auge do crescimento - com a disponibilidade farta de luminosidade - chega a aumentar quase 10cm por dia. “O rendimento pode passar de 1kg por planta a partir do terceiro ano. A indicação é no máximo dois cordões por pé para concentrar a energia da planta”, recomenda o jovem de 21 anos.



Hidroponia na produção de mudas

A produção na comunidade de Linha Zilli não está concentrada apenas na colheita do fruto, mas também na preparação de mudas para a venda. Numa estufa de quase 20 metros quadrados ficam concentrados atualmente os estudos com hidroponia que incluem também outras quatro variedades: fugle, magnum, comet e nuget. Ainda este ano, a Lúpulo Ouro Verde deve chegar a capacidade de produção de 1,8 mil mudas ao mês.

“Montamos um sistema caseiro para avaliação dos primeiros resultados e já investimos em uma nova estrutura para a produção”, indica. No sistema tradicional, cada muda levaria mais de 60 dias para chegar ao ponto de venda ao preço médio de R$ 35. Com o uso de espuma e a circulação quase constante da água com os nutrientes na primeira etapa e a consolidação em terra para o enraizamento, o tempo foi reduzido para 50 dias.



Exemplo para a diversidade da agricultura

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Ivan Isoppo da Rosa, o empreendedorismo da Família Casagrande é um exemplo para o setor produtivo de Içara. “Erick é um jovem acadêmico de Direito que encontrou no campo também uma atividade para empreender. Ele tem investido em novos métodos para o plantio e inovado na atividade. A marca Lúpulo Ouro Verde logo será levada para todo o país junto com o nome de Içara”, avalia.

“A produção de cerveja é uma atividade em crescimento, inclusive em nossa região. A produção de lúpulo na comunidade de Linha Zilli fortalecerá a cadeia produtiva, permitirá o desenvolvimento de frutos adaptados a região e ainda proporcionará uma variedade ainda maior para a agricultura de Içara. Estivemos na propriedade essa semana, vamos acompanhar o trabalho e dar o suporte que estiver ao nosso alcance”, pontua.