logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

O que fazer com o 13º salário?

Compartilhar:

Chegou a hora de decidir o que fazer com o décimo terceiro salário, dinheiro bem-vindo numa época tão cheia de despesas. A vontade que se tem é de gastar tudo em um monte de presentes e pequenos luxos, não é mesmo? Mas esta não é a opção mais sábia.

Acesse:
» Especial com matérias do Jornal Gazeta

Os economistas são unânimes: para quem está endividado, a melhor destinação deste dinheiro é pagar as dívidas. Mesmo que não seja possível quitar todos os débitos, o trabalhador deve escolher primeiro os mais altos, como o cheque especial, financeiras e créditos rotativos de cartões.

De acordo com o economista Ricardo Espíndola, a liberação do 13º salário representa um incremento de mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado. E o planejamento é a melhor maneira de investir o dinheiro com segurança. "A atenção com os gastos deve ser redobrada por aqueles consumidores inadimplentes", orienta. Ainda segundo ele, essa é uma maneira de fugir dos juros. Já para quem não tem dívidas e nem planos do que fazer com o salário, ele aconselha a poupança. "Embora a remuneração seja baixa, o poupador tem seu capital garantido", explica.

INVESTIMENTOS - Algumas empresas de Içara ainda não iniciaram o pagamento do décimo, sendo que a maioria delas deve realizar em duas parcelas. A primeira no dia 30 de novembro. E a segunda, dia 20 de dezembro. Esse é o caso de uma rede de supermercados da região, onde trabalha a vendedora Margarete Vieira. Segundo ela, o pagamento será utilizado para quitar algumas contas e comprar os agrados de Natal para a família"Tudo coisa barata, nada de presente caro", informa. Já Rafael Casagrande explica que irá guardar o dinheiro e investir na troca do carro, prática que há algum tempo ele mantém. "Prefiro guardar a gastar com bobagens. Sempre me organizo durante o ano pra chegar ao final do ano sem dívidas", finaliza.

INCREMENTO NO COMÉRCIO - Conforme o presidente a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jader Ednei de Souza, a liberação do décimo terceiro e a proximidade com as festividades de fim de ano geram um incremento de 40 a 50% nas vendas do comércio. E já na próxima segunda-feira, haverá uma assembleia junto aos associados para decidir o início do horário especial de Natal, época de maior movimento do comércio local.


Na edição 329 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» GERAL: Sexta Feira 13, ainda é temida pelos supersticiosos

» SEGURANÇA: Trafego de veículos está proibido na beira mar do Rincão