logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

O que vi na Expomais 2019: futuro do trabalho, case Wine, cenário econômico e muito mais!

Compartilhar:

Esta é minha 10ª postagem aqui no Canal Içara! Quero iniciar agradecendo todos que vem acompanhando e lendo os meus conteúdos semanalmente. Agora vamos ao que realmente interessa… Aqui mesmo, há duas semanas, compartilhei os 5 motivos para você não perder o maior evento empresarial da região. Passado o evento, venho compartilhar minha experiência e aprendizados nesta quarta edição da Expomais.

O evento iniciou com uma contagem regressiva de cinco minutos e um jogo de luzes que parecia um show de alguma banda nacional. Passado este tempo, um vídeo de apresentação do evento, em que nos incentivava a construir e desconstruir nosso mindset. Uma apresentação musical surgiu com os músicos interagindo com o público, dando ainda mais sinergia ao evento. Após todo cerimonial de abertura, a primeira palestra da Expomais 2019, Alexandre Pellaes, que superou minhas expectativas.

Pellaes falou sobre o Futuro do Trabalho, ampliando o significado do termo e contrapondo com o termo “emprego”. “TRABALHO é a sua relação produtiva com o mundo! É a forma como você enxerga sua criatividade, sua capacidade individual, sua força, sua intenção, sua ação, sua produção como forma de SER. É como a gente se mostra por meio das ações!” coloca Pellaes. Já EMPREGO, para o palestrante, significa “a sua relação com um empregador. Um acordo comercial com impactos principalmente no âmbito social e econômico, visando a compensação financeira. Ou seja, Emprego é a formalização de uma relação de Trabalho”. Para finalizar esta relação, Alexandre Pellaes afirma que “Buscamos a relação de Trabalho para alimentar a nossa vida, e buscamos a relação de Emprego para alimentar a nossa conta bancária”.

A segunda palestra do dia foi com Rogério Salume, fundador do Wine, o maior e-commerce de vinhos da América Latina. Com onze anos de história, três centros de distribuição, 10 mil entregas por dia e mais de um milhão de clientes, Rogério deixou bem claro: “Qualquer negócio de sucesso começa nas pessoas” e complementou “Para a Wine, o nosso grupo de colaboradores está em primeiro lugar, porque se não estiverem motivados, felizes, não vão tratar bem os clientes”.

Infelizmente não pude acompanhar a sequência do evento, mas retornei no segundo dia, que começou com a participação ativa do público, convidado a interagir pelo palestrante Luís Artur Nogueira, colunista da revista ISTOÉ Dinheiro e do portal IG. Por meio de dispositivos distribuídos à plateia, o jornalista e economista estimulou os participantes a avaliar o governo Bolsonaro e demonstrar o grau de confiança na recuperação econômica do país, por exemplo. “Tendo em vista a agenda econômica muito boa, acredito que o Brasil vai crescer com mais força a partir do ano que vem, mas é claro que isso depende da ala política, que vai muito mal, desviando o foco da economia” pontua Nogueira.

Nogueira lembra que fatores externos também podem influenciar na economia do país. E o segredo para diminuir esses impactos é não tomar partido em uma disputa entre outros países, mas tentar manter relações comerciais com todos os parceiros. “É preciso ir atrás de investimento externo. As crises não são novidade para os brasileiros, mas como explicar os movimentos políticos do Brasil aos estrangeiros?”, questiona.


Importância do setor privado

Em sua fala, além de reforçar que o crescimento da economia brasileira vai depender de uma sintonia melhor entre os agentes políticos, Nogueira ressaltou a importância do setor privado nesse processo. “É preciso trabalhar para cada vez menos o Estado interferir na economia. Na crise, o empresário brasileiro foi buscar soluções e está preparado para o novo ciclo de crescimento”, acredita.

Ele também apontou as inúmeras oportunidades de negócios oferecidas pelo país. “O Brasil tem diferenciais como o agronegócio, que sempre salvou o país em momentos econômicos difíceis. O setor de construção também pode crescer muito e obras movimentam a economia. E ainda temos um amplo espaço para a cultura do empreendedorismo”, cita.


Habilidade de se adaptar à nova realidade

Após a palestra de Luiz Artur Nogueira, foi a vez do presidente da NSC TV, Mário Neves, falar sobre o novo mundo que está surgindo com a inovação disruptiva. “Já temos entregas por drones, lojas sem atendentes, carros autônomos (sem motorista), comandos de voz e muitas outras novidades virão. Estamos preparados para isso?”, refletiu o presidente da NSC Comunicação, que concluiu “Na Comunicação, estamos no meio do furacão, mas não estamos sozinhos. Essa transformação exponencial que vemos a cada dia colocou em xeque o setor imobiliário, de transportes, automobilístico, os bancos e até o esporte. Temos uma nova jornada pela frente e ela não é linear”.

Estes foram alguns dos temas que pude acompanhar. Fora disso, muito bate-papo, novos contatos, projeções de parcerias futuras e, claro, o ambiente foi ideal para rever os amigos e colegas do ecossistema de empreendedorismo e inovação de todo o Sul de Santa Catarina, seja de outras entidades empresariais, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e todos os agentes envolvimentos no mundo dos negócios.


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 O que faz municípios catarinenses serem líderes nacionais na proporção de startups por habitante
#2 Uber vai integrar serviço de entrega de comida e mostrar informações do transporte público
#3 Rede varejista Forever 21 anuncia pedido de falência nos Estados Unidos e cerca de 180 lojas serão fechadas
#4 Anitta assume liderança de criatividade e inovação na Skol BEATS
#5 Alibaba usa inteligência artificial para garantir saúde e produtividade de abelhas

EVENTOS:
@ O que aprendi no Vale do Silício, Claiton Pacheco, 01 de outubro, na ACIC;
@ Workshop Ideação - Programa de Empreendedorismo Criativo, 01 de outubro, na SATC;
@ ERJE - Encontro Regional de Jovens Empreendedores, 03 de Outubro, na Lohn Bier;
@ Startup Weekend Criciúma, 04 a 06 de outubro, na ACIC;
@ Palestra: Plano de Marketing para as redes sociais em 8 passos, 09 de outubro, na ACII;
@ Innovation Summit, 10 e 11 de outubro, em Tubarão;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis;