logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Procon alerta consumidores sobre riscos de produtos piratas no Dia das Crianças

Compartilhar:

A Internet pode não ser o meio mais seguro de compras. Há sites que não cumprem o que anunciam ou então não oferecem confiabilidade no sigilo de dados, por exemplo, dos cartões de crédito/débito. Mas é uma importante ferramenta para análise de valores com a proximidade do Dia das Crianças. “Uma boa compra pode ser avaliada por uma pesquisa nos preços para ajudar a reduzir nos gastos desnecessários”, alerta a coordenadora do Procon de Içara, Karoline Luiz Calegari Naspolini.

Entre as orientações está ainda a verificação da faixa etária sugerida, dados do fabricante, instruções de uso e de montagem, além do selo Inmetro. “A aquisição de produtos falsificados ou importados de maneira ilegal é extremamente arriscada, pois os produtos piratas não foram inspecionados ou testados de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e podem causar danos ao bem-estar da própria família”, ressalta.

Karoline indica ainda que as mercadorias lacradas devem possuir uma amostra aberta na loja para avaliação dos clientes. “Em casos de problemas com os produtos, o Código de Defesa do Consumidor determina o prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema”, acrescenta.

A possibilidade de troca dos produtos sem defeito é uma escolha da loja. “Portanto, sempre confirme se existe a opção da mercadoria ser trocada, caso o presente não tenha agradado quem recebeu. Lembrando que o consumidor deve ficar sempre atento às campanhas de chamamentos de brinquedos (Recall), pois é a forma que o fornecedor vem a público informar que o produto apresenta riscos aos consumidores”, pontua.