logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Prova prática para habilitação de motoristas tem fila de até cinco meses em Içara

Delegado Rafael Iasco aponta que dificuldade ocorre por falta de efetivo

Compartilhar:

Luiz Felipe Martinho Fernandes completou 18 anos em fevereiro de 2021. E, para muitos jovens que chegam a essa idade, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é um importante rito. Até agosto, ele realizou os exames de saúde, psicotécnico, as aulas teóricas e práticas. Mas desde então, enfrenta dificuldade para ter agendamento da prova prática. A previsão mais otimista é que demore mais três meses.

"Como ele não é habilitado, não pode dirigir, e estamos com receio que por falta de prática, quando chegar a hora dele fazer o teste de volante, não consiga aprovação, pois dirigir é prática diária", indica o pai, Rafael. “Demonstro total insatisfação com o Estado, que não está fazendo a parte dele no apoio a população, que fica de mãos atadas, pois não tem outro caminho a seguir, o processo travou na competência do Detran que não dá outra alternativa além de aguardar”, reclama.

Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, o problema ocorre devido a falta de efetivo. Em Içara, há somente uma pessoa para os exames práticos e, além da demanda em crescimento, a dificuldade se agrava neste momento pela necessidade de concessão das férias ao policial responsável. O profissional retornará somente em dezembro, o que vai ampliar ainda mais a fila de espera. Outros profissionais que aplicam esse exame na região até foram contatados, mas ninguém tem agenda para cumprir em Içara. “Então enquanto ele estiver de férias, não haverá esses exames", indica.

Prejuízo para a cidade

“A falta de resolução definitiva pra o problema esta causando um prejuízo social imenso. A carteira de motorista é um pré-requisito para algumas vagas trabalho e temos alunos que já perderam oportunidades pela demora para terminar o processo de habilitação”, indica o proprietário da Autoescola Fox, Kleiton Avi. “Os alunos que estão terminando as aulas práticas agora, estamos passando para maio de 2022”, relata ainda sobre a administração das cinco vagas semanais que cada centro de formação de condutor possui para agendamento.

“A quantidade de alunos que tem hoje nas autoescolas é muito maior do que a capacidade atualmente de atendimento. Isso resulta em uma sobrecarga. Tem cidades menores que Içara com dois avaliadores e que a fila é de 15 dias. Estamos fazendo a nossa parte dentro do prazo, de três a quatro meses. Mas levamos o dobro do tempo para concluir por causa do exame prático, que a responsabilidade é exclusiva da Ciretran. É um problema que atinge também os motoristas que buscam mudança de categoria para atividade profissional”, acrescenta o diretor de ensino da Autoescola Fratelli, Washington Valmor Pereira.