logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Redescubra SC: Vindima Goethe inicia a 14ª edição

Abertura oficial foi realizada nesta quinta-feira em Urussanga

Compartilhar:

A celebração anual que acontece na colheita do Vale das Uvas Goethe começou nesta quinta-feira, dia 6. A abertura oficial da 14º Vindima aconteceu na Pousada Vale do Figos, na localidade do Rio Maior, em Urussanga. “Temos certeza que será uma das melhores edições da Vindima. Estamos preparados para receber visitantes, que com certeza terão uma experiência única”, aposta o presidente da Associação ProGoethe, Gilmar Trevisol.

A programação no Vale da Uva Goethe segue até o dia 30 de janeiro com vivências tradicionais. Vai ter o esmagamento da uva com os pés, colheita, degustação de vinhos e passeio de trem. O grande destaque deste ano será o circuito gastronômico com restaurantes, cafeterias, padarias, pubs, lanchonetes, entre outros empreendimentos e a criação de pratos exclusivos para harmonizações com uva goethe.

“Cada vinícola criou um cronograma de acordo com a sua característica. A partir desse ano, foram incluídos novos parreirais, por meio da Lei de Incentivo às parreiras, criado pela Prefeitura de Urussanga que distribui aos produtores de mudas para incentivar o plantio”, explica o diretor de Turismo de Urussanga, Wilian de Rezende.


O prefeito interino, Jair Nandi, enfatiza que a Vindima fortalece as tradições, valoriza os antepassados e enriquece a marca Uva Goethe. “Temos o compromisso de criarmos estratégias que englobam todos os segmentos econômicos que envolvem a Uva Goethe, fortalecendo assim, o turismo, a cultura e a gastronomia de nossa cidade”, pontua.

Vales da Uva Goethe: compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local.