logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sobram vagas para temporários em Içara

Dificuldade do comércio é contratação de temporários com experiência no setor

Compartilhar:

O período natalino é sinônimo de abertura de vagas de emprego temporárias no comércio mesmo em um ano atípico como 2020. O presidente do Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão (Sindilojas) usa o próprio exemplo para falar sobre o tema. “Continuo com a mesma quantidade do ano passado. Temos três fixos e sempre colocamos mais dois por causa do horário estendido”, detalha Marcelo Bitencourt Casagrande.

“A maioria das lojas manteve o número de vagas que ofereceu no ano passado”, afirma o representante patronal. Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes, indica que há muitos lojistas ainda contratando, mas há um problema: faltam profissionais no mercado. “O número de vagas se manteve. O que falta são pessoas qualificadas, porque nesta época não dá tempo de treinar, então precisa ter pelo menos um pouquinho de experiência. É muito difícil encontrar também diante da grande oferta que existe em Içara. A indústria tirou muita gente do comércio, até porque tem uma carga horária menor”, elenca Alexandre.

Conforme os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Içara possuía em outubro 17.768 trabalhadores com carteira assinada, dos quais, 8.119 na indústria e 4.834 no comércio. Há, ainda, 3.807 atuando no setor de serviços, 889 na construção e 119 na agricultura. O presidente da CDL ressalta que os postos de trabalho temporários em muitos casos transformam-se em contratação efetiva. “Muitos são aproveitados. É uma grande oportunidade. Quem trabalha de temporário na época de Natal pode até não permanecer na empresa, mas já adquire experiência e pode ser admitido mais facilmente em outro lugar”, pondera.