logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sul de SC teve a perda de 68 mil vagas de trabalho após a pandemia

Compartilhar:

Mais de 68 mil pessoas perderam o emprego após a pandemia no Sul de Santa Catarina. A estimativa é que a perda na região já ultrapasse R$ 2,19 bilhões. Os números são da pesquisa mais recente do Sebrae, Fiesc e Fecomércio divulgados nesta terça-feira, dia 12.

A sondagem com 2.547 empresários, de todas as regiões de Santa Catarina, entre os dias 4 e 6 de maio, analisou o universo dos pequenos negócios e das médias e grandes empresas. Em todo o estado, quase 530 mil pessoas já perderam o emprego. A margem de erro é de 1,9 ponto percentual para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 86,7% das empresas do estado já estão em atividade após as medidas de relaxamento da quarentena anunciadas pelo Governo do Estado. Porém, 41,7% estão com redução na produção, 22% com mudança no funcionamento, 12,4% ainda aguardam liberação e 0,9% fecharam as portas e não voltam a funcionar.

“Atualmente, 114 mil empresas estão inoperantes em Santa Catarina. Os microempreendedores individuais são os mais afetados, já que 28,7% deles seguem com as atividades suspensas ou fecharam as portas”, comenta o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Os setores de comércio e os serviços foram fortemente impactados com a suspensão total ou parcial das atividades. Com a política de distanciamento e isolamento social, 20% das empresas do setor de serviços estão temporariamente fechadas e 1,2% não devem mais abrir as portas. Já no comércio, 92% dos estabelecimentos mantém algum nível de atividade.

“Os empresários estão buscando soluções para garantir a sobrevivência dos negócios, que mantém os empregos e a renda das famílias em Santa Catarina. Ainda assim, 35,1% das empresas reduziram o quadro de funcionários. A queda no volume de vendas chegou a 73,6% nos serviços e 65,2% no comércio”, avalia o presidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt.