logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: Inovação não deve ser só um departamento

A inovação precisa ser encarada como uma competência

Compartilhar:

Você já deve ter visto várias empresas que possuem um setor de inovação, certo? Neste setor temos alguns colaboradores, que tem a função de inovar. Um pouco óbvio, né? Até aqui tudo bem, a empresa tem consciência que precisa mudar e colocou pessoas para fazerem isso.

Então, qual o problema disso? O problema é que um setor de inovação sozinho não fará a inovação acontecer. É preciso uma cultura de inovação, partindo da alta liderança e patrocinado por eles, atingindo todos os demais colaboradores.

Um setor de inovação pode ajudar a disseminar essa cultura e contribuir para que os outros colaboradores também consigam inovar, através de técnicas, ferramentas, processos, enfim. Esse setor pode gerar o movimento necessário na organização. Mas, o responsável pela inovação acontecer, não pode ser só ele. Isso é uma tarefa de todos!

O erro de muitas organizações que desejam inovar, é encarar a inovação como algo isolado, criando departamentos, com a esperança de que eles consigam realizar um milagre. Isso não acontece!

Empresas que fazem isso, podem gerar uma impressão de que a inovação é algo restrito a algumas pessoas. Que é algo que exige uma capacidade que os demais não tem, somente aqueles que estão naquele departamento.

A inovação precisa ser encarada como uma competência. Os colaboradores precisam sentir liberdade para encontrar soluções criativas para os problemas, fazer testar, errar, aprender, melhorar e continuar.

O ambiente a nossa volta influência na forma como fazemos as coisas, por isso falamos tanto de liberdade criativa e segurança psicológica. E quando falamos de criar, estamos falando da possibilidade de errar também. Por isso, ter uma tolerância ao erro e deixar claro até onde o colaborador pode ir é importante. Estimule a técnica de errar pequeno, barato e rápido.

Se queremos um ambiente inovador, precisamos punir de alguma forma a acomodação, seja usando gestão por competência, e fazendo feedbacks com a equipe para guiá-los no caminho da inovação. Há e vale lembrar, sempre comemore as conquistas, reconheça o esforço das pessoas, e mantenha seu time motivado e engajado.

Assim, você vai conseguir iniciar um movimento de cultura de inovação, o que provavelmente vai render muitos frutos para a organização. Mais do que nunca, inovar é preciso para se manter relevante no mercado. Então, encontre aliados que tenham essa mentalidade diariamente, encarando cada desafio e buscando soluções criativas e que gerem valor para seus clientes e usuários.