logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Umidade prejudica safra do feijão

Compartilhar:

A chuva, que não deu trégua neste mês de maio, pode comprometer a safra de feijão do município. Como consequência, a oferta do produto será então reduzida. E, os preços elevados. Segundo as primeiras informações coletadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, as perdas em qualidade já atingiram cerca de 80% da safra.

De acordo com o presidente sindical Jair D´Estéfani, os produtores enfrentaram duas condições adversas neste ano. Primeiro foi o Sol forte no mês de janeiro, época da germinação. Com muito calor, muitos grãos não conseguiram germinar. Agora, na época da colheita, foi a chuva que prejudicou as cerca de mil famílias que plantam feijão.

"É preciso que o tempo fique mais firme para secar a vagem após derrubada a planta. A secagem se faz no campo para depois as vagens serem batidas e abanadas em peneiras. Esse processo garante a separação dos grãos de feijão", comenta Jair. Ele também explica que se não parar de chover, o produtor não terá como continuar a colheita.

A família de Antônio Dias ainda não calculou o prejuízo. Mas, sabe que o mau tempo afetará fortemente no orçamento. Segundo o agricultor, a colheita não atingiu metade do que era esperado. "Fomos afetados pela chuva bem agora na fase da colheita. Quem se antecipou até conseguiu salvar parte da produção. Mas, a maioria, assim como nós, deixou para colher o grão agora”, destaca ele.

O resultado do excesso de chuva afeta diretamente a mesa dos consumidores. A saca de 60Kg que era vendida por R$ 60, deve atingir mais de R$ 100 neste ano. Há diferença também na quantidade do produto. Em 2008, a produção em Içara chegou a 15 mil sacas. Já em 2009, não deverá passar da metade.


Na edição 355 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» GERAL: Candidatos a motoristas terão que fazer aulas noturnas

» SEGURANÇA: Polícia investiga possível negligência em morte de criança