logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Esportes | 29/05/2010 | 12:59

De campo suíço a pastagem

João Henrique Brandão (Jornal do Rincão) - jornalrincao@gmail.com

Compartilhar:

Palco de alguns campeonatos e ponto de encontro de peladeiros e amantes do esporte, o campo de futebol suíço de areia do Centro Comunitário do Balneário Rincão, devido ao abandono, deixa apenas saudades. A areia deu lugar ao mato. Já os vestiários estão quebrados e servem de abrigo para usuários de drogas.

Ex-zelador do campo, Giovane do Nascimento, mais conhecido como Cacau, exerceu a função por sete anos e conta que o abandono já existe há muito tempo. Segundo ele, mesmo com a falta incentivo para realizar campeonatos, o campo sempre foi muito movimentado, sendo que já chegou a ter um público de mil pessoas assistindo uma final.

“Já organizei três campeonatos a nível regional neste campo, além disso, tinha a média de dois jogos por dia”, conta Cacau. O apoio do comércio possibilitava a organização das competições, mas, para a manutenção na maioria das vezes Cacau tirava o custo do próprio bolso. “Os vestiários não eram piores porque eu pintava frequentemente com cal. Quando queimava alguma lâmpada dos refletores, meus irmãos que consertavam, sem cobrar nenhum tostão”, desabafa.

Ainda segundo o ex-zelador, várias vezes ele solicitou que cercassem o campo com grade para evitar a entrada de cachorros e aumentar a segurança do local. “Era frequente os relatos de bicho geográfico ou bichos de pé em quem jogava devido ao acesso livre que os animais tinham no campo”, conta. O campo também servia para a criançada, que aproveitava o espaço para brincar durante a tarde. Muitas delas ainda participavam de uma escolinha durante os sábados.

Na opinião de Giovane, é uma vergonha o estado lastimável que está do espaço que poderia ser bem aproveitado. “Nos bairros vizinhos como Pedreiras e Barra Velha, tem campos com alambrado e iluminação. Só no Rincão que passamos por isso”, desabafa. “Enquanto o Rincão não ter um departamento específico que cuide do esporte, este descaso vai continuar. A FME de Içara abandonou o Rincão durante o inverno”, lança o vereador e desportista Jure Carlos Bortolon.

EM DEBATE: Segundo o presidente do Centro Comunitário, o comerciante Nilto Manoel Cardoso, será marcada uma reunião com a diretoria após a Festa da Tainha para discutir a situação do campo. “Precisamos decidir se o campo permanece ou não, para então ter um parecer sobre o que vamos fazer”, conclui ele.