logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Esportes | 30/06/2012 | 11:37

Há 10 anos o Brasil é pentacampeão

Carlos Rauen - carlos.rauen@canalicara.com

Compartilhar:

Dia 30 de julho de 2002, há exatos dez anos, o capitão da Seleção Brasileira, Cafu, levantou a taça do Mundo FIFA e gritando para o mundo inteiro ouvir: “Regina, eu te amo”. O gesto do capitão entrou para a história do Mundial. Mas não foi apenas o jogador que entrou para a história. O quinto título do Brasil foi repleto de desconfiança e superação.

O técnico Felipão, ex-Criciúma, conseguiu a classificação para a Copa do Mundo apenas na última rodada das eliminatórias, também não levou Romário, jogador de confiança do torcedor brasileiro. A teimosia de Felipão deixou os torcedores cada vez mais desacreditados. Mas o gaúcho campeão da Copa do Brasil com o Tigre transformou a seleção na ‘família Scolari’ e levou a seleção canarinho ao topo do mundo.

A corrida ao título conquistado no Japão e Coreia começou contra a Turquia. A vitória por apenas 2 a 1 não convenceu o já desconfiado torcedor. Mas ao longo da competição, com o treinador insistindo no 3-5-2, o Brasil foi demonstrando que poderia levantar a taça. A dupla Rivaldo e Ronaldo provavam no campo o porquê da confiança de Felipão. A trajetória na primeira fase foi completada com duas goleadas: 4 a 0 na China e 5 a 2 na Costa Rica.

Para as oitavas de final o Brasil enfrentou a Bélgica e venceu por 2 a 0. Nas quartas, o jogo foi mais complicado. Mas nova vitória contra a Inglaterra por 2 a 1. Na semifinal, uma velha conhecida: a Turquia. Em uma partida muito mais difícil que a primeira, o Brasil venceu por apenas um gol de diferença.

Na final, contra a poderosa Alemanha de Oliver Khan, quem brilhou foi Ronaldo. Felipão escalou a amarelinha com Marcos; Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Kléberson, Gilberto Silva, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo. Ronaldo marcou dois e furou o quase imbatível Oliver Kahn, eleito como melhor jogador da Copa. O título do Mundial foi o último da Seleção Brasileira.