logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içara vota orçamento para 2007

Compartilhar:

Se não receber emendas, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Içara para o exercício de 2007 deverá ser votada pela Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira. O projeto está atualmente sob a apreciação da Comissão de Finanças e está em fase de elaboração do parecer.

Para 2007, a previsão de arrecadação é de R$ 68 milhões, a maior parte de impostos como ICMS, IPTU, ISS e ITBI, além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das taxas de serviços. Em relação a 2006, o aumento esperado é de 20%.

A elevação da arrecadação se deve a uma série de fatores. Um deles, segundo Leonardo Piazza, do Departamento de Controle Interno da prefeitura, é a obra de duplicação da BR-101. "Como a obra no trecho de Içara está bastante avançada, houve um aumento na arrecadação de ISS. Além disso, o município também desenvolveu bastante, com surgimento de novas empresas e o crescimento populacional", destaca Piazza. "No último Censo, a população de Içara estava calculada em aproximadamente 46 mil. Agora, com a atualização do Censo, oficialmente passaremos a ter mais de 60 mil moradores. O que vai proporcionar também um aumento do repasse de FPM", estima Piazza.


Centro multiuso no Rincão

Entre as obras e ações previstas o próximo ano estão a construção de um centro multiuso no Balneário Rincão, de um túnel no bairro Jardim Elizabete, de centro cultural na Caixa de Carvão, e da nova sede da prefeitura no Rincão; manutenção dos cursos técnicos profissionalizantes em parceria com a Satc; construção e reforma de unidades escolares creches e centros de educação infantil; aquisição de equipamentos rodoviários; pavimentação de rodovias; urbanização e revitalização de praças, avenidas, parques e jardins.

De acordo com o presidente da Comissão de Finanças da Câmara, vereador Darlan Carpes, a data de votação em plenário da LOA 2007 vai depender da apresentação ou não de emendas. "Se os vereadores não apresentarem emendas, o Orçamento vai ser votado na próxima sessão. Se houver alguma emenda, a votação acontece na sessão seguinte", espera o vereador.