logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Bombeiros orientam sobre cuidados no verão

Compartilhar:

Com a chegada do calor e aproximação do verão, as crianças aguardam ansiosamente pelas idas à praia, lagoas e pelos banhos de piscina. Apesar de a água ser sinônimo de diversão para os pequenos, os pais e responsáveis precisam ter cuidado para que um segundo de distração não transforme uma brincadeira em tragédia. Assim, o Corpo de Bombeiros ressalta as orientações para evitar acidentes e afogamentos durante a alta temporada.

“Temos que redobrar a atenção com relação à atividade das crianças nos locais com presença de água”, enfatiza o tenente Arthur Silveira Júnior. “Alerto que os pais sempre fiquem perto, tanto nas praias, como lagoas ou piscinas. É preciso explicar que água no umbigo é sinal de perigo, já que com o nível acima da cintura, a pessoa pode ser empurrada ou derrubada, perdendo a noção de onde está, o que aumenta o risco de um afogamento”, salienta.

“As crianças precisam saber o significado das bandeiras afixadas nos postos de guarda-vidas”, também ressalta. A cor vermelha indica um local perigoso ou com alto risco de acidente. “Temos diversos tipos de praias no Litoral catarinense. Alguns são mais calmos, outros têm água mais agitada, mas sempre é necessária a presença dos pais”, alerta. “Nas lagoas, não é recomendado entrar sem conhecer os riscos que a mesma proporciona”, afirma.

O oficial do Corpo de Bombeiros enaltece a importância das cercas de piscinas. “Essas proteções impedem que a criança entre sozinha. As menores não têm noção de limite”, pondera. O acompanhamento de um adulto é imprescindível até mesmo em piscinas de pouca profundidade. “Para os pais que adquirem o colete salva-vidas, é necessário tomar cuidado para que os filhos não virem de cabeça para baixo”, aponta.

Previna acidentes

- Guarde recipientes como baldes e bacias de cabeça para baixo
- Instale redes de proteção no entorno de piscinas
- Evite o uso de boias ou flutuadores, prefira um colete salva-vidas
- Não mantenha brinquedos próximos a piscina. Isto atrai crianças.
- Jamais deixe uma criança sozinha na piscina
- Após utilizar a piscina, impeça o acesso ao espaço