logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 10/09/2025 | 09:13

Bombeiros reforçam apoio à campanha Setembro Amarelo com uso de laço amarelo

Mais de 250 profissionais da corporação estão envolvidos na campanha

Redação | com informações de Edna Schmitz, do CBM/SC

Compartilhar:

Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, todos os bombeiros que integram o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) utilizam um laço amarelo como forma de apoio à causa a partir desta quarta-feira, dia 10. A data marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e a iniciativa se estende até o fim do mês.

O 4º BBM está presente em 12 cidades das regiões da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Ao todo, mais de 250 colaboradores, entre bombeiros militares, comunitários e servidores civis, participam da mobilização.

Além da ação simbólica, a corporação tem investido na preparação das equipes para lidar com situações relacionadas à saúde mental. Em 2024, Criciúma sediou o primeiro curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A formação contou com 28 bombeiros de diferentes regiões do Estado e, desde então, os conhecimentos adquiridos vêm sendo compartilhados entre os profissionais da corporação.

Para o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, esse tipo de preparo amplia a responsabilidade da tropa diante de situações sensíveis. “O curso trouxe uma abordagem técnica e humanizada que nos prepara para agir com responsabilidade em ocorrências desse tipo. É um aprendizado que amplia nossa visão e que vem sendo multiplicado dentro da corporação, garantindo que cada vez mais bombeiros estejam prontos para oferecer o suporte adequado nesses momentos de fragilidade”, comenta o comandante.

A campanha simboliza o compromisso da corporação em estar ao lado da sociedade em diferentes frentes. “A prevenção ao suicídio é um tema que precisa ser tratado com seriedade e empatia. O uso do laço amarelo é um gesto simbólico, mas que demonstra o nosso apoio à causa e a disposição da nossa tropa em estar ao lado da sociedade também nesse enfrentamento. Cada vida importa e cada ação de conscientização pode fazer a diferença”, reforça o subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes.