logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Faltam pessoas para fiscalizar som alto

Compartilhar:

A principal função da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) é evitar a poluição. Isto inclui o som alto, que também é uma forma de perturbação ao meio ambiente. Mas, a fiscalização está prejudicada pela falta de funcionários. Neste início de ano, somente duas pessoas estão trabalhando na fundação. Uma é a secretária, Mariá Réus, e a outra é o ex-diretor superintendente, Ricardo Lino.

O aparelho para medir o volume do som - decibelímetro – foi adquirido através de medidas compensatórias. Com ele, é possível saber se a legislação municipal está sendo desrespeitada, ou não. Na Lei Complementar 18/2006, o limite imposto em locais e horários comerciais é de 75 decibéis, o que corresponde a uma conversa em um volume um pouco acima do normal. Aos domingos, por exemplo, é proibida a difusão de propagandas por carros de som. A regra também vale para o Balneário Rincão.

A única exceção ao impedimento do serviço de sonorização aos domingos é se a causa for social. Por isso, os caminhões de gás na maioria das vezes colocam campanhas contra as drogas em meio ao dingle da empresa. Fato que não acontece com os vendedores de frutas, sorvetes e picolés. Se a fiscalização fosse para as ruas, a famosa Kombi da Banana ficará na garagem nos finais de semana.

Além dos vendedores, a temporada de verão também faz a maioria dos festeiros migrarem para o litoral. Logo, a perturbação sonora é ampliada com as baladas caseiras. E, geralmente ultrapassam os 75 decibéis permitidos até às 22h. Conforme a Polícia Militar do Balneário Rincão, diariamente são registradas mais de 30 chamados por causa deste problema. Mas, o policiamento do Distrito não tem o equipamento de medição. A solução então é apelas para a autuação por causa da perturbação do sossego.


OS DECIBÉIS E OS SONS CORRESPONDENTES

Os ouvidos humanos detectam sons a partir de 10 decibéis. Já o limite tolerável é de 65 decibéis. Acima disso, o aparelho auditivo pode ser prejudicado se exposto por mais de 30min.

- 10db: sons da natureza; 030db: sussuros; 60db: conversa; 90db: automóveis; 110db: britadeira; 140db: avião.