logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Via rápida começa neste semestre

Compartilhar:

Discutida desde 2006, a Via Rápida entre Criciúma, Içara e a BR-101 poderá estar próxima de uma solução. Na segunda-feira, dia 12, uma comissão já inicia os trabalhos técnicos para a construção da rodovia. Na mesma semana, o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminatti, negociará pessoalmente com os agricultores a desapropriação das terras nas duas cidades.

A obra, que terá o investimento de R$ 65 milhões da iniciativa privada, ainda está sem a definição da empreiteira. A concorrência será aberta somente após a venda dos terrenos. E, a empresa vencedora terá a missão de estabelecer o elo dos municípios da Amrec com a BR-101. O início desta ligação é a Avenida Centenário, em Criciúma. O final será o viaduto no bairro Barracão, em Içara. Entre um ponto e outro, todo o trajeto será duplicado. O espaço nas margens deverá ser o suficiente para, no futuro, cada sentido ter quatro pistas.

Questionado sobre os pedágios, Ivo afirmou que a taxa será cobrada em dois postos. Um deles em Criciúma, e o outro em Içara. Assim, os dois municípios estariam contemplados. A discussão é onde ficará a praça de entrada da Via Rápida. Neste caso, Içara e Criciúma desejam a mesma coisa, o posto para o acesso a BR-101.

Em Içara, a SC Parcerias reuniu somente os moradores da Ponta do Mato. Ainda resta conversar com a comunidade de Segunda e Terceira Linha. Em todas elas, o desejo é que a rodovia passe no limite dos terrenos e não mais pelo meio das propriedades. Além disso, o valor pago pelas desapropriações deverá ser realizado conforme o preço de mercado, já contando com a valorização da terra com a obra.