logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Óbitos por síndromes respiratórias aumentam mais de sete vezes em Santa Catarina

Compartilhar:

As Síndromes Respiratórias Agudas Graves atingiram mais catarinenses neste ano. Mesmo com as novas etiquetas sociais de prevenção, o número já é 5,79 vezes maior do que no mesmo período do ano anterior. Conforme o informe epidemiológico do Governo de Santa Catarina, 3.922 casos foram registrados até 8 de junho diante de 677 notificações em 2019. O número de óbitos também aumentou e numa velocidade ainda maior. Subiu de 72 para 558, ou seja, mais de sete vezes.

Dos atuais 3.922 casos da síndrome, 37 (0,9%) foram confirmados para influenza, sendo 18 pelo vírus A (H1N1) pdm09, 1 pelo vírus A (H3N2), 6 Influenza A subtipagem em andamento e 12 pelo vírus Influenza B. Outros 2.170 foram classificados como SRAG não especificada, sendo este o motivo de 63,6% dos óbitos. Houve ainda 872 casos de SRAG ocasionados por outro vírus respiratórios como o da covid-19, neste caso, com 30,5% dos óbitos; nove ocasionados por outros agentes etiológicos; e 834 casos estão sob investigação para os outros vírus.

Conforme o relatório da Vigilância Epidemiológica, os dados demonstram que os cuidados devem ser fortalecidos em todo o ano. “É importante salientar que ao identificar sintomatologias relacionadas a gripe a população procure pelo serviço de saúde mais próximo da residência, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos etc.), pois estes têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus Influenza”, indica o relatório.

As medidas de prevenção também devem ser adotadas pela população de forma rotineira. Entre as recomendações está lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados, evitar aglomeração de pessoas, limpar superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos (mesas, teclados, maçanetas, corrimãos e outros) com água e sabão e/ou álcool e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

Campanha contra influenza segue em junho

A 22ª Campanha de Vacinação contra Influenza segue até 30 de junho. A imunização contra a influenza pode ser realizada por crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; policiais civis, militares, bombeiros e forças armadas da ativa; além de adultos com idade entre 55 e 59 anos; pessoas com deficiência e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Óbitos de pessoas com covid-19

O aumento de síndromes respiratórias ocorre em paralelo a pandemia de covid-19. Ao todo, 12.594 casos foram confirmados no estado até 10 de junho. O número é superior a quantidade de pessoas atingidas pelas síndromes respiratórias, pois nem todas chegam a este tipo de quadro. Do total de catarinenses que contraíram o novo coronavírus, 8.203 já estão recuperados, 4.207 estão ativos e houve 184 óbitos em 2020.