Cotidiano | 06/01/2016 | 16:30
Estoque de vacinas está próximo do fim
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O estoque de vacinas contra o rotavírus acabou na segunda quinzena de dezembro. Já as doses contra hepatite B estão sob racionamento. A prioridade é dos recém-nascidos, pessoas que sofreram acidentes com materiais perfurocortantes ou violência sexual e contatos com portadores do vírus. A medida tomada pela Vigilância Epidemiológica de Içara segue a recomendação do Governo do Estado.
“O que temos de vacinas já está no fim”, aponta a enfermeira Laura Maté. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o desabastecimento ocorre devido à indisponibilidade de estoque no Ministério da Saúde, em especial das vacinas contra a hepatite A, hepatite B e tetraviral. O estado está há pelo menos dois meses sem receber nenhuma dose. Além disso, nos meses anteriores o quantitativo não alcançou a necessidade.
Nos municípios com falta da tetraviral, as crianças que completarem 15 meses deverão receber a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e aguardar o restabelecimento dos estoques para serem imunizadas contra catapora. A vacina dupla adulto contra difteria e tétano está sendo encaminhada esta semana para abastecimento dos municípios. Porém, a quantidade enviada não deverá ser suficiente para a demanda do mês de janeiro.

.jpg)

.png)

.png)











.png)







.png)




















