logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 07/11/2025 | 11:54

Força-tarefa especializada em emergências complexas terá plantão no Sul do estado

Em caso de emergência, orientação é acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil)

Redação

Compartilhar:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está em estado de prontidão diante da previsão de chuvas intensas e da possibilidade de formação de um ciclone que pode atingir a região Sul do Estado entre esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8. Um grupo especializado formado por bombeiros treinados para atuar e prestar apoio em grandes desastres e emergências complexas está em situação de sobreaviso. Os equipamentos de corte de árvores estão testados e abastecidos para uso e há lonas disponíveis apenas para imóveis atingidos após o evento climático na Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense.

“Reforçamos que os mantimentos e materiais de apoio, como lonas e outros utensílios de cobertura, serão destinados exclusivamente às famílias que vierem a ser afetadas após a ocorrência da tempestade. Antes do evento climático, não haverá distribuição desses materiais, pois nossa prioridade será atender, de forma ágil e organizada, as pessoas que realmente tiverem danos em suas residências”, indica a corporação. Em caso de emergência, o acionamento da emergência poderá ocorrer pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Entre as orientações está não subir em telhados para colocar lonas, por conta do risco elevado de quedas e acidentes. A orientação é utilizar cordas longas, varas adequadas ou, quando possível, arremessar uma linha com um pequeno peso nas pontas da lona para posicioná-la a partir do solo e amarrá-la com segurança. “A nossa instituição segue integrada com a Defesa Civil, prefeituras, órgãos públicos e entidades privadas para a melhor resposta a possíveis desastres”, ressalta o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.