logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Governo do Estado não fará repasse de verba para a Maternidade do HSD

Compartilhar:

O governo do Estado não irá repassar o dinheiro voltado para a Maternidade do Hospital São Donato, de Içara. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Helton de Souza Zeferino. Isso porque o governo estadual não reconhece a dívida que, de acordo com a diretoria do Hospital São Donato, estaria em torno de R$ 930 mil.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, o incentivo que era renovado a cada seis meses, não teve renovação após dezembro de 2018 em razão da ausência de sinalização por parte da Comissão Intergestora Regional (CIR) dos municípios e por questão de equidade entre as Maternidades do Estado. “Esperamos que o hospital reveja essa posição, até porque ele é contratualizado pelo SUS como maternidade e entendemos que, de acordo com a produção que ele tem, há condições de se manter”, afirma o secretário Helton de Souza Zeferino.

“Nós tivemos a incorporação na rede do Hospital Santa Catarina que presta o serviço de Maternidade, administrado pelo governo do Estado. De todas as maternidades que nós temos no estado, a única que tinha incentivo realmente era Içara. Então nós temos outras unidades hospitalares que contam com maternidade que não recebem nenhum tipo de incentivo e sobrevivem baseadas nas demandas do SUS”, completa.

No entanto, a diretoria do Hospital São Donato apresentou, em coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira, dia 26, um contrato. Nele, de acordo com os diretores do HSD, o documento prevê o repasse estadual de R$ 150 mil por mês ao hospital.

"O governo do Estado dizer que não reconhece esse contrato é algo sem fundamento. Eu tive três reuniões com o secretário de Saúde. O Estado só tem que cumprir com o que está em contrato. Nós pedimos apenas que o Estado reconheça a dívida e pague o que está previsto em contrato. A gente espera que as nossas forças políticas do Sul nos ajudem" enfatiza o diretor do hospital, Júlio de Luca.