logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital São Donato reativa projeto de UTI

Compartilhar:

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, na região Sul estão credenciados 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Araranguá conta com dez, Criciúma tem 18 e Tubarão soma 20 para pacientes adultos e há mais dez em Criciúma e dez em Tubarão para atendimento infantil, sendo sete neonatais e três pediátricos nos dois municípios. A perspectiva de abertura de novas vagas, porém, está projetara apenas para o próximo ano.

“Estão previstos mais 20 leitos para Criciúma, dez para Laguna e 20 para Araranguá, sendo dez adultos e dez pediátricos. Os dez leitos de Içara também estão nos planos e Urussanga pode ter dez, mas lá ainda falta o projeto. Acredito que eles possam entrar em funcionamento a partir de 2015, porque no São José estamos adquirindo equipamentos e concluindo as obras de ampliação e no Regional de Araranguá ainda depende de licitação”, justifica o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

A situação no Hospital São Donato é emblemática. Após uma luta de anos pela implantação da UTI, a unidade recebeu recursos para construir a estrutura e adquirir móveis e equipamentos, porém não conseguiu a homologação dos serviços. O assunto voltou a ser pauta de discussão entre o Governo Estadual e os gestores da unidade recentemente. O diretor administrativo do São Donato, Júlio de Lucca, já esteve em Florianópolis na expectativa de voltar à questão com Acélio Casagrande. Entretanto, o secretário-adjunto participava de uma longa reunião e a conversa foi adiada para sexta-feira.

“Vou solicitar ao secretário que cobre da Vigilância Sanitária quais as adequações que precisarão ser feitas para ativarmos o serviço. São pequenos detalhes a acertar. Vamos abrir a UTI, até porque o hospital necessita disso para passar (a ser considerado) a alta e média complexidade”, afirma. Ele defende a instalação dos novos leitos também porque os existentes não conseguem atender à demanda da região. “Içara vai crescer muito no próximo ano, com a (possível) instalação da TransGas, da Cimolai, do porto seco. Não estamos preparados na área da saúde para esse desenvolvimento”, entende.

Conforme Casagrande, o local que pretende abrigar os leitos de unidade de terapia intensiva no São Donato apresenta algumas “não conformidades”. “A Vigilância Sanitária já foi olhar o que precisa ser refeito e estamos aguardando o parecer. Acredito que dentro de mais 15 ou 20 dias já teremos condições de negociar com a direção do São Donato, até porque as readequações dependem de recursos”, pondera.