logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Pesquisa detecta vírus da febre amarela em novo tipo de mosquito

Compartilhar:

O mosquito Aedes albopictus, conhecido como Tigre Asiático, também está suscetível ao vírus da febre amarela. Amostras infectadas foram capturadas ano passado em áreas rurais próximas aos municípios de Itueta e Alvarenga, em Minas Gerais. “É um mosquito que, por sua filogenia, é mais silvestre que urbano ou periurbano. Como ele se adapta bem às áreas florestais, ele pode ter sido infectado por macacos, mas não se sabe ainda qual é a capacidade vetorial dele”, afirma o diretor do Instituto Evandro Chagas, Evandro Chagas.

Agora, o instituto deve trabalhar na avaliação dessa capacidade, pois apenas a presença do vírus não significa que o Aedes albopictus tenha adquirido o papel de vetor da febre amarela. Também será estudado se mosquitos do gênero continuam apresentando presença do vírus nas cidades mineiras inicialmente investigadas. Para ampliar o escopo do estudo e a capacidade de avaliação, o Ministério da Saúde aprovou a realização de uma força-tarefa de captura de mosquitos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

“O encontro do vírus no mosquito, por si só, não autoriza a ninguém a afirmar que ele seja um transmissor da febre amarela, porque vários mosquitos são encontrados na floresta infectados, mas somente o [Aedes] haemagogus e sabethes é que são os transmissores da febre amarela silvestre”, relata. “Nós esperamos ter o cuidado e a cautela, como tivemos sempre, de averiguar todas as possibilidades, para que nós possamos controlar todos os episódios de febre amarela no Brasil”, acrescenta o ministro Ricardo Barros.