logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Retrospectiva das crônicas de 2019

Compartilhar:

O ano de 2019 reforçou ainda mais o valor da vida e de estarmos com quem amamos. Entre pessoas da família que partiram repentinamente e pessoas famosas foram muitas perdas. O ano iniciou com um texto que fiz em homenagem às pessoas que trabalham no sol escaldante do verão, entre elas meus primos agricultores. Citei os nomes de alguns deles na minha crônica sobre não ter receita certa para vivermos o verão. Alguns trabalham na agricultura enquanto outros aproveitam suas férias. A Mary esposa do meu primo Gelson Lacerda foi citada, escolhi algumas fotos do trabalho deles para postar junto com a crônica. Mal sabia eu e nenhum dos familiares que em pouco tempo ela nos deixaria. Alguns meses depois veio uma doença que não foi diagnostica e repentinamente a levou em menos de uma semana. Dores terríveis da perda e da separação. Esse é um dos casos que aconteceu na nossa família.

Li muitas notícias tristes, pessoas jovens, outras de meia idade, alguns partiram dois, três e até mais membros da mesma família. Não importa se são pessoas famosas ou pessoas comuns à dor é igual. Temos pais que perderam seus filhos, filhos que perderam seus pais. Nesses momentos quem está por perto ou até mesmo de longe pode pensar e se fosse comigo? Meus pais, filhos, irmãos, sobrinhos, tios? Precisamos ter empatia são momentos de dor e cada um sente de uma forma diferente. Para alguns a cura jamais virá, para outros a cura vem através do amor que receberam.

Esse ano escrevi belíssimas histórias de vida e superação, Pina e sua gata Chorona amigas inseparáveis, A carta do filho que foi adotado para sua amada mamãe.

Que ter um amigo igual Solon Lopes hoje em dia é raridade, amigo que nos ouve nos dias mais nublados e nos aceita mesmo em meio às nossas chatices.

Mário Romano Maggioni um juiz que entre a natureza e as crianças descreve as idas para as novas famílias. Marcília Arantes mãe e voluntário de um grupo de apoio à adoção respiram amor e adoção, incentivando outras pessoas através do seu testemunho de vida.

Beto Romancini um vencedor de obstáculos nasceu com paralisia cerebral, e é exemplo de superação dos diagnósticos dados pelos médicos.

Luiz Manoel Luiz meu amado pai nasceu com agenesia de mão e não desistiu de fazer várias atividades, entre elas dirigir, ser carpinteiro, pedreiro e mineiro. Um grande lutador.

Mariléia De Faveri nasceu com síndrome de down uma grande história de amor e laços de família.

A Pequena Ísis que veio inesperadamente para abrilhantar a vida dos pais Jamila e Gustavo.

Henrique Ferresi um amigo mais que especial nos trouxe seu belíssimo livro A diferença que ilumina.

Os textos vencedores do concurso literário da ACLe- Academia Criciumense de Letras em que minhas filhas Naila e Naiane e eu fomos premiadas.

A associação dar a mão e a história da pequena Dara Poterico que tem agenesia de mão exatamente igual ao meu pai, apenas a mão é a outra. Um lindo trabalho desenvolvido pela Geane Poterico mãe da Dara.

O berço de Jesus trabalho voluntário da casa Espírita Consolador prometido que a exemplo do mestre Jesus faz esse trabalho.

Diego Batista e Janine o casal “Deficiente visual” que enxerga com os olhos da alma, história incrível de superação, exemplo maravilhoso.

O Filme Esperança a última estrela de João Carlos Zeferino um filme que nos leva a valorizarmos nossas vidas tendo outro sentido, mesmo em meio às dores e dificuldades a vida vale a pena.

Encerro esse ano com as reflexões que já postei em uma crônica no início do ano de 2019, pois são pertinentes e seguem atuais. Questiono quais as lições podemos tirar para nossas tão frágeis vidas?

- Só temos o hoje, o amanhã se Deus quiser virá para nós ou não virá.

- Precisamos nos harmonizar com aqueles que vivem ao nosso redor ou que a vida nos trouxe.

- Sermos mais tolerantes com os erros dos outros, aprendermos com os nossos erros.

- A receita para minha vida não é a mesma do outro, cada um tem seu livre arbítrio para viver e se tornar uma pessoa melhor a cada dia.

- Nem sempre seremos amados da forma que merecemos, mesmo assim podemos amar.

- Encontros e desencontros sempre terão em nossas vidas, podemos e devemos aproveitar cada instante com os que ficam ao nosso lado. Aos que partem desejamos o bem, assim o bem retorna até nós, esses fazem parte do nosso aprendizado.

- Não podemos nos culpar pelo amor que não recebemos de quem não deseja estar conosco. Quando convidamos alguém para uma festa e a pessoa não comparece na festa a culpa não é nossa, é de quem não quis vir a nossa festa.

- Vivamos como se hoje fosse nosso only day(único dia) assim teremos feito todo possível para vivermos cada dia melhor.

- Faça sua existência a mais bela história que os outros poderão ler. Ouse viver espalhando amor por onde passar. Assim poderás dizer ao fim da jornada cumpri o que vim fazer.