logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Rosiris Pavei: Um local incrível, o Parque Buraco do Padre, em Ponta Grossa (PR)

Esse é um atrativo que vale passar o dia todo!

Compartilhar:

Férias de julho, uma semaninha de descanso e o que não pode faltar? Viagem! Claro!! Então bora conhecer Ponta Grossa no estado do Paraná.

Sábado de manhã bem cedinho partimos rumo a Ponta Grossa. Eu, minha amiga e companheira de viagens Elisandra e nossos filhos, Vinicius e Manuela. Nossa primeira parada foi na Colônia Witmarsum, mas esta, irei falar em outra oportunidade, hoje será sobre os atrativos de Ponta Grossa.

Primeiro dia na cidade ficamos num aparamento de Airbnb, confesso que era meio xexelento. Logo cedinho partimos para o Parque Buraco do Padre. O parque é um lugar para ir e passar o dia todo. Tem muito espaço verde, natureza, animais, trilha, espaço para piquenique, tirolesa, entre outros. Como o parque trabalha com número máximo de visitantes, é aconselhável adquirir seu ingresso com antecedência, até porque alguns atrativos do parque são com hora marcada. Como o ingresso já estava comprado há dias, logo que chegamos, fomos conhecer a furna que da nome ao parque: Buraco do Padre, esta entrada já está incluída no valor de acesso ao parque.

Para chegar ao interior da furna se anda por uma trilha bem fácil e depois passarelas de madeira. No dia em que fomos, pouco antes de entrar na furna, assistimos a revoada do andorinhão-de-coleira-falha, ave símbolo do parque, saindo das furnas, seu habitat natural.
O nome Buraco do Padre tem origem no tropeirismo do século XVIII, época em que os padres jesuítas frequentavam o local em busca de paz e refúgio para atos de religiosidade. O lugar é impressionante!

Dentro da furna há uma cachoeira com cerca de 30m, que desagua formando um pequeno lago. No interior da furna é permitido ficar até 40 minutos. Como fomos no inverno, só chegamos na beirada do lago, mas no verão algumas pessoas tomam banho, pois o lago é raso. Quando acabou nosso tempo dentro da furna, a guia veio avisar para sairmos. Fomos então fazer a trilha que dá num mirante do Buraco do Padre, ou seja, avistamos a furna por cima, também tem o Poço Encantado e a Toca do Morcego. Confesso que a trilha foi bem cansativa, mas o visual compensou. Descemos a trilha para almoçarmos e as 14h tínhamos horário na próxima atração. O parque conta apenas com um local que oferece refeição. Não há muitas opções e no dia não estava funcionando a internet, então não funcionava a maquininha do cartão. Vá preparado e leve dinheiro!

Fenda da Freira



Depois do almoço tem um espaço com redes para descanso ou até mesmo deitar no gramado do parque. Os banheiros são amplos e bem limpos. A tarde reservamos a Fenda da Freira, passeio opcional e pago separadamente. Para fazermos a Fenda, tem toda uma preparação. Tem uma explicação antes, devemos entrar de capacete e o guia está sempre conosco. Dentro da fenda, a temperatura média é de 18ºC, seus paredões são esverdeados e esculpidos pela ação do tempo. Outro atrativo do parque que compramos foi a tirolesa. A tirolesa do parque desce pela trilha do Favo, numa aventura com mais de 630 metros de comprimento, podendo alcançar 80km/h. Realmente vale apena!!

Dia cansativo!! Voltamos para o AP que no outro dia teria mais. Contudo, o restante dessa viagem eu conto na próxima semana!!!