logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Royalties valerá também aos içarenses

Compartilhar:

Os içarenses também serão tributados para depositar lixo na cidade. A extensão da taxa foi assumida em reunião na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 19. Foi o último encontro entre a sociedade e os legisladores antes do envio do projeto de lei. Segundo o prefeito Gentil Da Luz, a proposta será remetida pelo Executivo já na terça-feira. Neste mesmo dia acontecerá uma visita na Santec.

Conteúdo relacionado:
14/12/2011 » Polakinho requer emenda nos royalties
18/11/2011 » Santec se manifestará após ser acionada
18/11/2011 » Modelo de royalties vem de Biguaçu


O texto criado com a parceria da sociedade organizada e os vereadores determinará a cobrança de R$ 20 por tonelada recebida no aterro sanitário existente na cidade. Pelo menos 15 municípios serão impactados diretamente por isso. Mais de 70 empresas também serão afetadas. A nova fonte de recursos servirá aos fundos municipais de Meio Ambiente (20%) e Saúde (80%). A intenção é repassar o montante principal ao Hospital São Donato.

De momento, o único vereador contrário abertamente ao projeto é Acirton Costa (PMDB). Além de vereador, ele é o presidente da fundação hospitalar que poderia ser beneficiada. A preocupação declarada por ele, contudo, é quanto a saúde das empresas, entre elas, a que atua. “Com o valor que será cobrado poderíamos comprar uma máquina por ano”, explica.

Também componente do Hospital São Donato, Neuzi Berto Silveira (DEM) não manifestou ainda um posicionamento. O mesmo ocorre com Itamar da Silva (PP). Já o restante dos parlamentares afirma que é favorável. É o caso de Dilnei Darcy Lima (PMDB), Diego da Silva Vittorassi (PDT), Edna Benedet (PCdoB), Darlan Carpes (PP), Joaci Domingos Pereira (PMDB), André Mazzuchello Jucoski (PSDB) e Osmar Manoel dos Santos (PP).

“Aqueles que depositam o lixo em Içara tem o dever e nós o direito de cobrar pelo lixo. Como administradores, idealizamos o crescimento da receita. Queremos ajudar o Hospital São Donato desta forma. Se o HSD vai bem, a Prefeitura também se encontrará na mesma situação”, avalia Gentil. “Esta taxa é justa por causa do ônus que o lixo deixa na cidade”, completa a propositora Edna Benedet.