logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Santuário em Içara terá ordenação de bispo sul-catarinense, Ademir Mezzari

Natural do Sul de Santa Catarina, padre Ademir será ordenado bispo no Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Compartilhar:

A nomeação de Ângelo Ademir Mezzari como bispo auxiliar, realizada pelo papa Francisco, no início de julho, será oficializada com a ordenação no próximo sábado, dia 19. Filho da Diocese de Criciúma e da Congregação Rogacionistas do Coração de Jesus, o padre atualmente é pároco em Bauru (SP) na Paróquia Nossa Senhora das Graças e passará então a auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A celebração acontecerá a partir das 15h no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

Essa será a primeira vez que o Santuário em Içara terá uma ordenação episcopal. “Com alegria recebemos a notícia da nomeação do padre Ângelo Mezzari, e com o coração ainda mais alegre por ser a primeira ordenação episcopal em nosso Santuário. Olhemos com alegria, vivacidade e esperança essa ordenação”, coloca o reitor, padre Antônio Vander da Silva.

Base religiosa formada no Sul de SC

Nascido em Sanga do Engenho, na época pertencente a Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), em 2 de abril de 1957, padre Ademir é o primeiro dos sete filhos do casal Antônio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari. Ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), em fevereiro de 1969, onde completou Ensino Fundamental e Médio. Em 1976, fez um ano obrigatório de serviço militar em Tubarão e Joinville (SC). Fez o noviciado canônico em Bauru, em 1980, e emitiu a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação no dia 29 de janeiro de 1984, em Criciúma.

Padre Ademir fez ainda os estudos para licenciatura em Filosofia (1977-1978) na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e para o bacharelado em Teologia (1981-1984) no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Ele recebeu a ordenação presbiteral no dia 22 de dezembro de 1984, na sua terra natal. Atualmente, tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio. Após a ordenação sacerdotal, continuou os estudos, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989). Em 2003, obteve o grau de Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”.

Ministério

Na Congregação Rogacionista, Padre Ângelo foi formador nos seminários de Filosofia e Teologia (1985-1998), atuou na pastoral vocacional, na assistência social, na educação e comunicação. Foi, ainda, diretor e redator da Revista Rogate de Animação Vocacional e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1998), superior provincial por dois mandatos (2002-2010) e superior geral por seis anos, em Roma (2010 a 2016).

Na Igreja do Brasil, colaborou principalmente no âmbito da pastoral vocacional, em particular, junto à atual Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1990 e 2010. Participou ativamente da realização dos congressos vocacionais do Brasil. Também exerceu os cargos de Diretor Tesoureiro da União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) entre 1983 e 1988, e foi Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), em São Paulo, de 2000-2002.