logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Seis unidades da rede municipal de Educação vão receber Programa Defesa Civil na Escola

Serão 14 professores envolvidos, além de técnicos administrativos e 420 alunos atendidos diretamente

Compartilhar:

Aliando teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação, contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes e proativos, o Programa Defesa Civil na Escola está chegando a seis unidades de ensino da rede municipal de Içara. Inicialmente, serão 14 professores envolvidos, além de técnicos administrativos, e 420 alunos atendidos diretamente, com a projeção de alcançar 3.145 estudantes de forma indireta.

A formalização do termo de adesão entre o município e a Defesa Civil do Estado ocorrerá nesta sexta-feira, dia 21, e a aula magna está prevista para a próxima segunda-feira, 24. O principal objetivo é preparar professores e alunos para atuar na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

“O programa foi desenvolvido pela Defesa Civil do Estado em 2014 e desde então estamos aplicando em escolas de Santa Catarina. Na região, começou em 2015 por uma escola de Criciúma, e depois avançou para Siderópolis, Lauro Müller, Orleans e, agora, Içara. Hoje estamos em todas as regiões e contamos com o apoio do IFC (Instituto Federal Catarinense)”, explica o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

“O programa nasceu diferenciado daquilo que as outras instituições têm feito nas escolas, ou seja, não tem a intenção de ficar dando palestras sobre defesa civil ou formando agentes mirins. O processo foi criado por pessoas ligadas à educação e envolve a curricularização. O professor receberá a formação por meio de videoaulas e terá a liberdade de incluir o conteúdo, de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, no tempo dele, dentro do processo pedagógico”, detalha.

Disponíveis na internet, os conteúdos são divididos em quatro módulos, sendo 12 lições, mas cada professor poderá fazer o próprio planejamento de estudo, propor as atividades e realizar nas escolas. “Ao final de 40 horas (de formação), o professor vai receber um certificado registrado no Ministério da Educação. Ganham as crianças e a escola, porque estaremos criando o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, através do qual os alunos passam a integrar o sistema municipal de Defesa Civil, em forma de cidadania ativa”, ressalta Rosinei.

O programa é proposto para alunos do sétimo ano e inicialmente incluirá escolas da rede municipal que contam com as séries finais do ensino fundamental. Também tem como público-alvo estudantes da rede estadual, bem como instituições privadas igualmente podem participar, nesses casos, com adesão junto à Defesa Civil regional.