Canal Içara

 
06 de dezembro de 2022 - 02:17
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano »
Taise Domiciano: o caos lhe assusta ou lhe motiva?
Todo problema é uma oportunidade de criar e inovar
22/11/2022 às 09:25 | Taise Domiciano
Lucas Lemos [Canal Içara]
Já presenciei muitas situações caóticas dentro de organizações. Há quem fique imobilizado pelo simples fato de não ter tudo sob controle e há quem reaja a essas situações procurando oportunidades no meio do caos. Tem um ditado que diz “enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

É preciso ter inteligência emocional, para seguir no controle e não deixar que os imprevistos lhe tirem do foco. O seu negócio precisa continuar, e precisa mais do que nunca de você. Ele está lá esperando você tomar as rédeas e guiá-lo novamente dentro desse mercado caótico.

Por isso, preparei aqui algumas dicas para você se manter centrado, mesmo quando o cenário se mostra fora de controle. A primeira delas é: não deixe de agir. As vezes, queremos parar e nos esconder, mas isso não nos leva a lugar algum

Precisamos continuar agindo, mesmo quando tememos que aquilo possa simbolizar um erro. Lembre-se que para inovar precisamos estar sujeitos ao erro. Se você não estiver disposto a isso, lamento, mas tem outras pessoas que estão.

Essas pessoas sabem que os erros revelam lições valiosas, elevam sua curva de aprendizado e te impulsionam ainda mais. Lembrando que não estamos falando basicamente do erro, mas do fato de saber que ele pode ocorrer, estar atendo aos aprendizados revelados e corrigi-los a tempo.

Outro fator muito importante são os feedbacks. Aprenda a dar e receber feedbacks de forma clara e honesta, isso vai ajudar você e aos que estão a sua volta. Por vezes estamos tão envolvidos em algo que não percebemos como estamos agindo e se estamos fazendo da melhor forma. Por isso, demonstre para as pessoas que isso importa.

Além de estar em busca de sua evolução como pessoa e de seus colaboradores, também esteja atendo aos seus concorrentes, diretos e indiretos, estude sobre eles, quais são suas forças e fraquezas. Mas não foque de mais neles, senão você acaba perdendo a oportunidade de ser o primeiro a fazer algo.

Se você ficar focado de mais na grama do vizinho, vai acabar deixando a sua morrer ou perder a forma. Por isso, nada melhor que dar uma espiada em como as coisas estão acontecendo, se tem alguma novidade surgindo e depois volte sua atenção a quem está no centro do seu negócio – o seu cliente.

Observe e ouça seus clientes, verifique o que eles dizem, se tem algo que está mudando a forma como ele interage com aquilo que você oferece. Não foque no produto e serviço, mas naquilo que o seu produto ou serviço, faz o seu cliente fazer. Procure saber o que está incomodando seus clientes, quais são as dores e oportunidades existentes e trabalhe nisso.

E por último, mas não menos importante: nunca adie seus problemas. Problemas precisam ser resolvidos, por isso, busque compreender a raiz deles, para que você possa curá-lo, ao invés de apenas tratar o que se apresenta a sua frente.
Taise Domiciano é palestrante, professora, pesquisadora de futuros, facilitadora e mentora em criatividade, inovação e futuros.
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade