logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Ambulantes reclamam de taxa

Compartilhar:

João Gomes participou da Içara Fest do último ano e iria estar na de 2008 também. Porém, logo que colocou a barraca de cachorro-quente na rua, foi avisado que vai ter que pagar uma taxa de R$ 1,5 mil. Segundo ele, o valor é referente ao direito de exploração que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) possui.

"Quero ficar somente um dia e não vou lucrar tudo isso em uma única noite", explica João. Além dele, outros comerciantes também se encontram na mesma situação. Na tarde desta sexta-feira, cinco veículos já estavam estacionados próximos do Salete Scotti para vender produtos a noite. Nenhum está autorizado pela promotora do evento.

Segundo informações repassadas pela empresa Duda Produções, o valor de R$ 1,5 mil cobrado dos ambulantes inclui a permanência deles na Praça São Donato até o dia 23 de dezembro. No pacote ainda está a liberação para trabalharem no show do Daniel, em janeiro. Mas, para evitar problemas, poderá ser criada uma tarifa válida somente para a exploração do local nesta noite.

Segundo o coordenador do setor de fiscalização da Prefeitura de Içara, Osmar Manoel dos Santos, os ambulantes que possuem alvará da prefeitura podem utilizar a praça tranquilamente, pois é um patrimônio do município. "Até agora não recebemos nenhum documento que permita a cobrança dessas taxas para a exploração da Praça", relata ele. No caso do show do Daniel, a cobrança é permitida por se tratar de um evento realizado em local fechado.

Em relação ao fato, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara, Jader Ednei de Souza, declarou que apesar dos comerciantes terem o alvará da prefeitura, também é necessário que a CDL autorize, por ser um evento organizado por ela. "Se eles não tem condições de pagar, é só não se instalar", declarou. "Nosso objetivo não é encher a praça com ambulantes", completou ele.

Sobre a taxa cobrada pela Duda Produções, Jader explicou que ela servirá para financiar o evento. A imposição da tarifa é de responsabilidade da CDL. "A Duda Produções está apenas coordenando os trabalhos", destacou.