logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Cabotagem como opção de logística

Compartilhar:

Em todo o Brasil, são quase oito mil quilômetros de litoral, número que revela o potencial que há no país para a cabotagem - movimentação entre portos de um mesmo país. A região Sul também está incluída nesta modalidade de transporte, oferecido em Imbituba pela Mercosul Line. Mas ainda pouco utilizado em parceria com a Companhia Tereza Cristina, que administra a linha férrea entre Urussanga e Imbituba.

“O transporte marítimo é mais adequado para o país, pois tem menor consumo de combustível e menor poluição, além do desafogamento dos modais terrestres”, destacou o gerente de Logística da Mercosul Line, Paulo Teixeira Gomes. Ele foi um dos integrantes do encontro realizado com o empresariado da Amrec no último dia 14, na Associação Comercial de Criciúma. E, juntamente com representantes de outras empresas que auxiliam no serviço, elencou as vantagens. Uma delas é a responsabilização de toda a movimentação da carga, desde a empresa até o destino final.

Atualmente, a Mercosul Line possui três linhas, ligando Santa Catarina à Bahia, Pernambuco, Ceará e Manaus. Todas foram iniciadas em junho, com a expansão e renovação dos equipamentos do Terminal de Contêineres (Tecon). Para isso, foram investidos R$ 283 milhões no Porto de Imbituba. E a modernização também está planejada para as empresas parceiras na cabotagem. “Já estamos estudando novas melhorias e investimentos na ampliação da capacidade de carga de todos os vagões, visando atender a demanda que surgirá com o transporte de cabotagem”, destaca o gerente da divisão de Manutenção da Ferrovia Tereza Cristina, Abel Passagnolo.