logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Combustíveis serão reduzidos até 10%

Compartilhar:

A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, vai reduzir os preços da gasolina e do etanol entre 6% e 10%. O objetivo é fazer com que outras empresas também baixem os preços dos combustíveis aos consumidores. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, “os preços prosseguirão em queda até que se estabilizem em um patamar razoável”.

Nas últimas semanas, a entressafra da cana-de-açúcar e fatores climáticos adversos levaram ao aumento expressivo do custo do etanol repassado pelas usinas produtoras, impactando os preços praticados por todas as distribuidoras de combustíveis no País e, consequentemente, os preços finais ao consumidor. Isso teve efeito direto no álcool hidratado, mas também na gasolina, que recebe adição de álcool anidro na proporção de 25%.

Note-se que o preço da gasolina ainda sem etanol, repassada pela Petrobras às distribuidoras nas refinarias, não sofre alteração de preço desde 2009. Conforme legislação específica da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as distribuidoras não têm ingerência sobre o preço final dos combustíveis nos postos, que são operados por terceiros.

Num ambiente de livre concorrência, a composição desses preços depende de vários fatores, como os custos de aquisição e logística das distribuidoras, carga tributária, custos fixos e variáveis de cada posto e condições comerciais. A soma de impostos federais, estaduais e municipais, por si só, é responsável por cerca de 40% do preço nas bombas, enquanto a margem das distribuidoras gira em torno de 4%.


Outros destaques da edição 229 do Jornal Agora:

» ESPORTES: Marlan e Cerâmica Vargas definem Suíço do Barracão
 
» POLÍTICA: MP pede explicações aos vereadores