Economia | 10/11/2007 | 16:30
Comerciantes se preparam para a chegada do Natal
Taís Pacheco | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
Há mais de 40 dias para o Natal e algumas vitrines e fachadas já têm um novo brilho. Enfeites ganharam as ruas e em breve estarão por toda parte. Embora o comércio já esteja embalado pelo clima natalino, na programação oficial para a data, vários detalhes faltam ser ajustados.
As datas para a abertura da programação e a chegada do Papai Noel já foram marcadas: dia 30 de novembro e sete de dezembro. A promessa da diretoria da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) é que o natal seja surpreendente. Por esse motivo há detalhes que não serão revelados tão cedo, como a forma que o Papai Noel chegará em Içara. Sabe-se, de antecipação, que dessa vez o bom velhinho não chegará de helicóptero.
A iluminação da área central e seus arredores também ganharão mais brilho. Segundo o presidente da CDL, Jader de Souza, esse final de ano dará uma cara nova para cidade. Isso porque além de celebrar o Natal e o Ano Novo, a população içarense entrará em festa pelos 46 anos da cidade. CDL, Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Içara e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já firmaram parceria. O projeto para as festividades de final de ano está avaliado em R$ 300 mil. Será um mês inteiro de atrações comemorativas, tudo para celebrar o Natal, divulgar o nome da cidade, e é claro, atrair consumidores para o comércio içarense. “Quando se faz ações como essa, o comércio sempre acaba tendo retorno”, afirma Souza. No último ano o investimento foi de R$ 61 mil, uma diferença de quase 390% do planejado desse ano.
Não só de luzes e decoração vive o comércio. No final do ano cresce o número de empregos temporários. As vendas dessa época são as mais esperadas durante todo o ano. A expectativa dos comerciantes é que tenha, pelo menos, um aumento de 7% em relação ao último ano, embora a meta seja ultrapassar a casa dos 10%.
Dados da CDL apontam uma geração de quase mil empregos nessa época do ano. Segundo o responsável pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), Diego Casagrande, crescem em 20% o número de vagas. Geralmente, as vagas que mais aparecem para essa temporada estão relacionadas a lojas e indústrias de descartáveis.
Muitos dos colaboradores temporários passam a fazer parte da equipe fixa da empresa, como é o caso da atendente Marluce Gislon Lima, 19 anos. Ela começou a trabalhar na loja de sapatos Bem Calçados em outubro do ano passado. “Desde o início da temporada tinha esperanças em permanecer aqui. Agora que é realidade, vejo o que era temporário se transformar em uma segurança”, comenta Marluce. Na mesma empresa outra atendente que entrou na vaga para trabalhar na temporada de natal foi contratada.

.png)
.jpg)


.png)















.png)





















