Canal Içara

Canal Içara

13 de dezembro de 2019 - 20:13
Economia »
Comerciantes se preparam para a chegada do Natal
10/11/2007 às 15:30 | Taís Pacheco | jornalagoraonline.com.br
Há mais de 40 dias para o Natal e algumas vitrines e fachadas já têm um novo brilho. Enfeites ganharam as ruas e em breve estarão por toda parte. Embora o comércio já esteja embalado pelo clima natalino, na programação oficial para a data, vários detalhes faltam ser ajustados.

As datas para a abertura da programação e a chegada do Papai Noel já foram marcadas: dia 30 de novembro e sete de dezembro. A promessa da diretoria da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) é que o natal seja surpreendente. Por esse motivo há detalhes que não serão revelados tão cedo, como a forma que o Papai Noel chegará em Içara. Sabe-se, de antecipação, que dessa vez o bom velhinho não chegará de helicóptero.

A iluminação da área central e seus arredores também ganharão mais brilho. Segundo o presidente da CDL, Jader de Souza, esse final de ano dará uma cara nova para cidade. Isso porque além de celebrar o Natal e o Ano Novo, a população içarense entrará em festa pelos 46 anos da cidade. CDL, Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Içara e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já firmaram parceria. O projeto para as festividades de final de ano está avaliado em R$ 300 mil. Será um mês inteiro de atrações comemorativas, tudo para celebrar o Natal, divulgar o nome da cidade, e é claro, atrair consumidores para o comércio içarense. “Quando se faz ações como essa, o comércio sempre acaba tendo retorno”, afirma Souza. No último ano o investimento foi de R$ 61 mil, uma diferença de quase 390% do planejado desse ano.

Não só de luzes e decoração vive o comércio. No final do ano cresce o número de empregos temporários. As vendas dessa época são as mais esperadas durante todo o ano. A expectativa dos comerciantes é que tenha, pelo menos, um aumento de 7% em relação ao último ano, embora a meta seja ultrapassar a casa dos 10%.

Dados da CDL apontam uma geração de quase mil empregos nessa época do ano. Segundo o responsável pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), Diego Casagrande, crescem em 20% o número de vagas. Geralmente, as vagas que mais aparecem para essa temporada estão relacionadas a lojas e indústrias de descartáveis.

Muitos dos colaboradores temporários passam a fazer parte da equipe fixa da empresa, como é o caso da atendente Marluce Gislon Lima, 19 anos. Ela começou a trabalhar na loja de sapatos Bem Calçados em outubro do ano passado. “Desde o início da temporada tinha esperanças em permanecer aqui. Agora que é realidade, vejo o que era temporário se transformar em uma segurança”, comenta Marluce. Na mesma empresa outra atendente que entrou na vaga para trabalhar na temporada de natal foi contratada.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas