logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Fila por FGTS inicia durante a noite

Compartilhar:

Na manhã de segunda-feira, dia 24, o jovem Tiago Costa Felipe pediu folga na fábrica de lona em que trabalha para requisitar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, não conseguiu o que queria ao chegar no posto da Caixa Econômica Federal ao lado da Câmara de Vereadores, no Centro de Içara. Segundo ele, as pessoas que foram atendidas haviam chego ao local por volta das 4h. Mas a distribuição das senhas iniciaria somente às 9h. Com o início do expediente, metade da fila se desfez por não conseguir uma vaga para o atendimento. Algumas pessoas até protestaram na Prefeitura, mas sem sucesso.

Conteúdo relacionado:
Leitor-Repórter » Enviar ou conferir mais notícias enviadas por leitores


Para evitar mais uma tentativa frustrada, Tiago se preparou. Levou uma cadeira para a porta do local e lá se instalou na noite do mesmo dia, por volta das 20h30. Mas isto não ocorreu somente com ele. “Quando eu cheguei, já tinha uns 15 na minha frente”, explica o rapaz, de 20 anos, à espera do Sol nascer para que o dinheiro depositado no FGTS possa ser sacado no mês seguinte.

O prazo em que Tiago está incluído foi iniciado na segunda-feira. E se estende até na quarta, dia 26. O período compreende o cadastro das pessoas, com data de aniversário entre julho e outubro, residentes nas comunidades alagadas pelas enchentes no início de 2009. Para os meses de novembro e dezembro, a programação determina a entrega de toda a documentação entre os dias 27 e 28. E para os nascimentos em meses que compõem o primeiro semestre, o cadastro foi encerrado na última semana.

“Mesmo tendo um calendário definido por mês de nascimento, o que esta acontecendo é uma desumanidade. Trabalhadores estão tendo que enfrentar fila de madrugada para conseguir uma senha”, diz revoltada, Andréia Borges, uma das 7 mil pessoas esperadas para a requisição do benefício.


NÃO PERCA A VIAGEM: CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

- Duas cópias e o documento de identidade original;
- Cópia e original da inscrição do PIS/PASEP;
- Cópia e original da página em que há foto na Carteira de Trabalho, da página de qualificação do trabalhador e dos contratos;
- Duas cópias e original de comprovante de residência em nome do beneficiário. Ou, declaração do Governo Municipal;
- Número da conta corrente ou poupança na CEF;
- Levar solicitação do saque, com o documento preenchido.