Economia | 22/02/2012 | 17:36
Fumicultores poderão trancar produto
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Igualmente ao manifesto registrado no último ano, a dificuldade de negociação com as fumageiras poderá resultar no trancamento do produto em 2012. O encaminhamento dependerá de uma reunião da comissão estadual da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) no dia 1 de março. Até agora somente uma empresa assinou o protocolo de intenções, contudo, abaixo da inflação. A JTI fechou em 4,9%.
Conteúdo relacionado:
06/01/2012 » Fumicultores pedem 9,9% de reajuste
05/01/2012 » Produção de fumo terá queda de 30%
“A negociação com as outras empresas ainda está em aberto. Algumas sinalizaram com 4%. Outras querem manter os preços do último ano. A nossa reivindicação era 9,9%. Isto significaria 6,5% de inflação e 3,4% de reposição devido as perdas já sofridas”, detalha o vice-presidente da Fetaesc e responsável pela política agrícola da entidade, Luiz Sartor.
A falta de uma definição sobre o valor do fumo afeta principalmente o Sul do estado. De acordo com Luiz, a região comercializou quase 50% da produção. Já no Planalto Norte o produto ainda está em fase de colheita, logo, poderá ter a safra mais valorizada com o fechamento de novos acordos.


.png)


.jpg)
.png)







.png)



























