Economia | 05/01/2012 | 16:46
Mantida produção de milho em Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Como alternativa para o cenário desanimador na fumicultura, o plantio de milho teve crescimento. Em Içara, a cultura passou de 2,2 mil para 2,5 mil hectares. A colheita, todavia, não deverá ser diferente. A perspectiva é que os agricultores da cidade tenham cerca de 1,3 mil toneladas do produto.
Conteúdo relacionado:
05/01/2012 » Fumicultores pedem 9,9% de reajuste
05/01/2012 » Produção de fumo terá queda de 30%
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara e gerente regional de Desenvolvimento e Sustentabilidade na Agricultura, Jair D´Estéfani, a perda da produção está atribuída a estiagem de dezembro. “Alertamos os agricultores para que eles acionassem o seguro. Mas, o prejuízo não atingiu 30%. Por isso não foi possível”, detalha.
Em compensação, a queda no rendimento por hectare poderá ser revertida com a valorização do grão. A referência da colheita anterior foi de R$ 27 a R$ 30 por saco de 60 quilos. Com o aumento dos insumos, esta quantia deverá ser então acrescida.
A estiagem registrada no Oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul também poderá interferir no preço. A perda de parte da produção de milho nestas regiões significa a possibilidade de um faturamento maior no Sul catarinense. Trata-se da lei de oferta e procura. Se este aumento for confirmado, outros produtores ficarão vulneráveis a acréscimo, entre eles, o frango.
.png)

.png)


.jpg)







.png)





.png)






















