logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

O que fazer com o décimo terceiro salário?

Compartilhar:

Final de ano também é sinônimo de férias, compras, festas e gastos extras. E é claro que dúvidas sobre como usar o tão esperado pagamento do décimo terceiro salário são frequentes entre a população. Para muitos trabalhadores, é nesta época que uma graninha entra no orçamento. Já outros aproveitam o dinheiro para quitar dívidas ou transformá-lo em poupança. De acordo com o economista, Fernando Romancini, com a proximidade do recebimento do décimo terceiro salário, o importante é estabelecer as suas prioridades para usá-lo da forma mais equilibrada possível.

“A organização de como utilizar o dinheiro, depende muito da característica financeira familiar. O ideal seria fazer um planejamento, dar preferências e se possível poupar parte do décimo terceiro para eventuais necessidades que possam surgir no próximo ano”, recomenda o profissional que ainda orienta: “dívidas, com maiores juros, tais como cheque especial e cartão de crédito, devem ser prioridades no planejamento”.

Mesmo precisando desafogar o bolso, Fernando chama a atenção para o costume de muitos trabalhadores que acabam destinando o dinheiro, para construir outras dívidas. Para a marketing social, Kátia Rozana da Silva, enquanto ela não pode contar o 14º salário o trabalho conjunto faz a força. “Meu décimo terceiro será para despesas das festas de final de ano e lembrancinhas para a família. Já o do meu marido servirá para quitar algumas contas atrasadas e garantir o pagamento do IPTU e do carro”.

Para os trabalhadores que tendem ao equilíbrio financeiro, entre seu salário e seus gastos, e podem aproveitar e usar seu abono de final de ano para fazer uma poupança ou concretizar o sonho realizando uma viagem, comprar ou mudar algum utensílio doméstico ou veículo, a dica é sempre procurar barganhar. Uma boa pesquisa é fundamental para quem quer economizar. “Sempre inicie sua negociação pedindo o preço à vista, em seguida negocie o parcelado, e veja o que mais se enquadra em seu bolso”, recomenda o economista.

A recepcionista, Sirlene Cabreira, se enquadra neste perfil. Sem dívidas, ela vai usar parte do salário extra com as férias e compras de Natal. “Quero guardar a outra metade para abrir uma poupança, já que pretendo utilizar na reforma da casa”. Fernando também alerta para as tentações das compras de Natal e Reveillon. “É importante saber que o décimo terceiro chega apenas uma vez por ano. O ano termina em 31de dezembro e outro começa no dia seguinte, com os compromissos de IPTU, IPVA, matrícula de colégio e material escolar dos filhos. Então é preciso guardar dinheiro para os gastos que surgem alguns dias após a queima de fogos”, pondera.


Na edição 106 do Jornal do Rincão você também confere:

Jornal do Rincão

» POLÍTICA: Vila Nova articula criação do distrito

» SEGURANÇA: PM aposentado é atingido em ação no Mirassol