logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Ovos de Páscoa tem aumento de 6%

Compartilhar:

Eles já estão expostos em todos os supermercados e enchem os olhos do consumidor, principalmente da garotada. As marcas inovam a cada ano. São embalagens atraentes, sabores novos, brindes surpresa. Enfim, o que não falta é opção. Mas, como tudo tem um valor, essas características podem amargar um pouco o preço destas novidades.

Em 2009, os ovos de chocolate estão cerca de 6% mais caros que no ano passado. Mas o percentual parece não desestimular os comerciantes. A expectativa é que o aumento nas vendas chegue a pelo menos 5%.

Para o economista Juliano Goularti, os preços podem variar muito de um estabelecimento para o outro. Por isso, é muito importante que as pessoas dediquem um pouco mais de tempo para fazer uma pesquisa que certamente resultará em mais economia. Segundo ele, a inflação oficial em 2008 foi de 5,9%. Se houver um reajuste acima deste índice, irá pesar no bolso, mesmo com o aumento de 12% no salário mínimo.

Além do preço, os consumidores também precisam observar o rótulo dos produtos, onde estão informações como data de validade e os ingredientes. Os chocolates com recheios de frutas tendem a perecer mais rapidamente.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), a atenção do consumidor deve ser maior quanto às versões diet ou light. As nomenclaturas não significam, necessariamente, que esses produtos são isentos ou tenham percentuais reduzidos de açúcar ou gordura. Os alimentos diet, por exemplo, possuem quantidades insignificantes, ou são totalmente isentos de algum nutriente. Já os light apresentam a quantidade de algum nutriente, reduzido, quando comparado a um alimento convencional.