logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Pesca da tainha inicia no sábado

Compartilhar:

Para os mais antigos, tainha no feijão e no caldo com alfavaca. O prato frito, escalado ou assado na brasa é a opção certa para os apreciadores desta opção de pescado. Frita, desfiada, ensopada, assada na telha ou na folha da bananeira, recheada... Em fim! Várias são as opções que ficam ainda mais destacadas na época da famosa tainha. No Balneário Rincão, os pescadores já começaram a tirar as redes dos armários ou mesmo tecê-las . O aposentado João Batista Berto, levou 13 dias para confeccionar a rede de 43 metros. E, aproveitou a última semana para testá-la.

“A esperança para este ano é grande, quero pescar 700 a 800 tainhas por dia. Por isso, vim me certificar se a rede está preparada para iniciar o trabalho”, diz otimista o pescador, que há 14 anos sustenta a família através da atividade pesqueira. O teste foi positivo, na estréia da nova rede, seu João Batista já garantiu o almoço da família levando para casa uma tainha. O morador do Rincão é apenas mais um dos cerca de 400 pescadores cadastrados na Colônia de Pesca Z-33 que se preparam para a liberação do defeso no próximo dia 15.

“A novidade deste ano é que teremos uma fiscalização maior por parte do Ibama, já que os barcos precisam se manter a, pelo menos, cinco milhas da costa e isso não vem sendo respeitado durante os anos”, explica o presidente da Z-33, João Picollo. Ele ainda acrescenta que esta determinação garante que a espécie tenha tempo para reproduzir e os pescadores tenham uma maior número de peixes disponível. Para que esta vistoria seja intensificada, o Ministério da Pesca cedeu uma lancha com radar via satélite, que servirá para a equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impeça que as canos de pesca atinjam o limite da costa. “Mesmo que os pescadores não sejam barrados em alto-mar, com certeza serão quando chegarem ao porto”, garante o presidente.

Somente na área de abrangência da Colônia, aproximadamente 500 famílias são beneficiadas com a venda das tainhas todos os anos. O período que compreende a pesca do peixe vai de 15 de maio até meados de julho. Àqueles que gostam do pescado, o preço nesta época deverá variar de R$ 3,5 a R$ 4 o quilo.


Na edição 17 do Jornal A Cidade você também confere:

Jornal A Cidade

» ESPORTES: Esporte Clube Praia desiste do Campeonato Içarense

» BAIRRO: Liri poderá ganhar Complexo Esportivo