logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 25/07/2025 | 08:46

Prevenção a quedas de energia causadas por vegetação ganha reforço em Içara

De janeiro a junho deste ano, mais de 400 solicitações de poda foram registradas

Redação

Compartilhar:

O serviço de manutenção de redes elétricas em Içara ganhou reforço com a aquisição de um triturador de galhos, que transforma os resíduos das podas de árvores em material orgânico reutilizável. A principal vantagem é garantir mais segurança no fornecimento de energia, já que a vegetação próxima à rede elétrica é a principal causa de interrupções, especialmente em áreas rurais.

Quase 50% da área de concessão da Cooperaliança é composta por zonas rurais com muitas árvores próximas às redes de distribuição, o que exige atenção constante com a poda preventiva. De janeiro a junho deste ano, mais de 400 solicitações de poda foram registradas. “Antes, era necessário encher caminhões com os galhos e levá-los até o local de descarte. Agora, com o triturador, todo o processo é feito no local da poda, o que evita deslocamentos desnecessários”, explica o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dedê.

Além disso, o equipamento evita o descarte inadequado dos resíduos e permite que esse material retorne à natureza de forma útil. O composto gerado será doado a agricultores da região. O triturador foi adquirido durante a edição deste ano do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), com a presença da equipe técnica da cooperativa e do presidente. Os profissionais responsáveis pelo manuseio da máquina passaram por treinamento específico e receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.

“É fundamental que a comunidade colabore evitando plantar árvores diretamente sob a rede ou muito próximas dela. As árvores são importantes para o meio ambiente, mas devem ser plantadas com consciência, fora da faixa de segurança”, orienta o encarregado de operações elétricas da Cooperaliança, Júlio Pedro da Silva Neto. Com o investimento de R$ 330 mil na aquisição do novo triturador e a capacitação de funcionários, a Cooperaliança passa a contar com uma equipe própria dedicada exclusivamente à manutenção da vegetação.