logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

São Donato ganha espaço nas vitrines

Compartilhar:

A disputa pela imagem de São Donato rivalizou famílias içarenses por mais de 50 anos. A briga era de religiosos que haviam construído duas capelas para apenas um santo. No ano de 1945, uma missa chegou a ser iniciada com a intenção de marcar a paz. Mas não foi isso que aconteceu. Um dos grupos aproveitou o evento e roubou a estátua.

Acesse:
» Especial da Festa de São Donato 2009

O padroeiro da cidade voltou a ser exibido publicamente somente em 7 de agosto de 1970, quando Artur Colle levou a escultura do santo para a inauguração do hospital que leva ainda hoje, o nome de São Donato. E além disso, abriga a origem dos conflitos.

Passados 39 anos, agora a história é relembrada por meio das lojas. A comerciante Jucemar “Nega” Silvano, por exemplo, providenciou objetos que retratassem os conflitos para decorar a vitrine. Tudo em detalhes. Roupas originais de 1855 lembram os imigrantes. As capelas são representadas por colagens. A mesa exposta é de 1955. E sobre ela, um cálice quebrado destaca o primeiro milagre do santo italiano. Para os mais curiosos, também há cópias de um histórico sobre São Donato.

Nega é uma das concorrentes do Vitrine in Arte. As avaliações do concurso iniciaram neste sábado, dia 1º. E na próxima quarta-feira, a comerciante já poderá saber se fez a melhor montagem do evento. “Entre os prêmios está à divulgação na mídia do estabelecimento vencedor, durante a 59ª Festa de São Donato”, ressalta a coordenadora da Casa da Cultura, Lílian Philippi.

No primeiro dia em que a loja de Nega entrou no clima religioso, o impacto visual chamou a atenção, principalmente das pessoas que presenciaram a história sendo construída. Ao passarem pelo estabelecimento no Centro de Içara, Tereza Bartochak e a irmã Maria ficaram admiradas. Pararam sobre o vidro que as dividia dos objetos e recordaram o passado: “Meu pai (José Bartochak) era fogueteiro da Festa de São Donato”, explicou Maria. “Uma vez, fui carregada por ele até a imagem do santo, que estava escondida entre os eucaliptos”, também relatou Tereza.