logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sindprevs/SC pressiona servidores

Compartilhar:

Içara foi elencada pelo comando estadual da greve do INSS como prioridade para esta segunda-feira, dia 29. Pela manhã, um grupo de servidores de toda a região ocupou a frente da agência na cidade. A intenção era pressionar uma adesão em massa. Isto porque entre as seis pessoas que trabalham no INSS em Içara, três estão na paralisação. No restante, há o chefe da agência, um médico e uma estagiária, que por não ter sido efetivada ainda, correria o risco de perder o emprego.

Acesse:
» INSS de Içara repõe grevistas

Conforme o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal em Santa Catarina (Sindprevs/SC), Valmir Braz de Souza, a continuação da greve será discutida com o ministro da Previdência, José Pimentel. O debate acontecerá na sexta-feira, dia 3, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Caso a carga horária volte de oito para seis horas por dia, a paralisação será cancelada. Mas outras questões ainda serão reivindicadas.

Ainda segundo Valmir, a categoria não é contra as agências ficarem abertas mais que seis horas por dia. O Sindprevs/SC defende uma proposta ainda mais ampla, que é a de elevar o expediente para 10 horas. Porém, com mais servidores, o que garantiria a criação de dois turnos. Além disso, a entidade requer um concurso público para evitar o déficit no quadro de funcionários. O comando de greve calcula que nos próximos cinco anos, metade dos atuais servidores se aposentará.


MULTA ULTRAPASSA A MARCA DE R$ 1 MILHÃO

Se for aplicada, a multa proposta pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) ao comando de greve do INSS já está em R$ 1,6 milhões. Ainda assim, os servidores da estatal não planejam voltar às atividades sem um acordo. Eles reivindicam que a carga horária permaneça de seis horas/dia, como antes de 1º de junho. Uma tentativa de retomar as negociações aconteceu na última semana, quando o presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva esteve em Santa Catarina.