logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: Resolva problemas de forma estruturada e criativa

Conheça um método eficiente para descobrir oportunidades de inovação

Compartilhar:

Vivemos em um mundo dinâmico e cercado de desafios esperando para serem resolvidos. A capacidade de inovar e encontrar soluções criativas para esses desafios, é um fator determinante para a perenidade dos negócios.

Fazer mais do mesmo, definitivamente não resolve esses desafios. Por isso, eu vim falar de um método que faz a diferença quando se trata de encontrar soluções criativas: Design Thinking.

Segundo Tim Brown o design thinking é “uma abordagem centrada no ser humano para a inovação que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades de tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios.”

Eu particularmente gosto muito do método e já apliquei ele em algumas empresas e em sala de aula, e o resultado é sempre surpreendente. O método possui três pilares que dão sustentação ao processo, que são: empatia, colaboração e experimentação.

Além disso, o método é dividido em 5 etapas:



O primeiro passo é entender o problema que você está tentando resolver, antes de sair procurando soluções. Esse é um passo difícil, pois a maioria das pessoas tende a sair resolvendo, pois fomos ensinados a sermos excelentes executores. Entretanto, é de extrema importância que nessa fase, todos estejam focados em entender realmente o problema.

Quando estou facilitando a metodologia, eu sempre falo para as pessoas, se apaixone pelo problema e flerte com a solução. Nessa fase o grupo deverá entender o que precisa ser descoberto, e ir a campo conversar com pessoas que realmente enfrentam o problema, para entender melhor alguns aspectos.

Um erro comum é o grupo achar que já sabe o que as pessoas pensam e sentem, e não dar tanta atenção a essa fase de empatia. Um alerta, essa fase é o ponto inicial, e se você burlar ela, com certeza não terá um resultado assertivo. Não tenha medo, arregace as mangas e vá a campo conversar com pessoas. Você vai se surpreender e vai garimpar muito ouro quando compreender que realmente precisa mergulhar no problema.

Com os resultados da pesquisa em mãos é hora de juntar tudo e começar a agrupar as informações e consolidar os aprendizados. Nesse momento a equipe poderá desenhar a jornada do usuário, e construir sua persona, com base nas entrevistas e observações feitas junto aos usuários. Além disso, a equipe poderá revisitar seu desafio inicial e verificar se ele está coerente ou precisa ser ajustado.

Agora que já mergulhamos no problema e estamos encharcados com informações importantes e já pegamos o peixe (o problema correto), podemos seguir para a parte que para mim é muito instigante: o processo de ideação.

Você pode realizar sessões de brainstorming, e usar várias técnicas para estimular esse processo de geração de ideias, como: crazy eights, pensamento lateral, inversão de problema, inexistência, entre outros. A chave para esse processo é liberar todas as ideias mais ousadas, mas para isso é preciso ter um ambiente que proporcione liberdade, ou seja, clima, segurança psicológica e materiais como: post it, canetas coloridas, papel e fita. Faça um grande mural de ideias.

Agora você deve estar se perguntando “Mas o que eu faço com tantas ideias?” “Como vou escolher uma ideia?”. Não se preocupe! Temos técnica para escolher a ideia também. Você pode fazer uma votação. Cada participante tem direito a três votos. Depois da votação você pode usar uma matriz de Impacto X Complexidade. As ideias que estiverem no quadrante de menos complexidade e mais impacto, são as ideias mais favoráveis para seguir em frente.

Você definiu o problema. Você falou com clientes. Você pensou, criou todo tipo de ideias, e trabalhou com sua equipe para escolher a ideia que vocês acham que poderá realmente resolver o problema que você definiu. O que vem depois?

Você deverá fazer um protótipo da ideia e validar esse protótipo com usuários. Você vai entender se aquilo que vocês idealizaram resolve o problema e gera valor para o usuário. A gente projeta, constrói, testa e repete esse processo.

Repetir esse loop de prototipagem, teste e coleta de feedback do usuário é essencial para encontrar a melhor solução para o desafio apresentado. Cada entrevista vai jogar mais luz para o trabalho que vocês estão executando e vai aproximar mais você de encontrar algo realmente inovador.

Lembra que nosso objetivo inicial era resolver um desafio? Quero te lembrar que nós só vamos conquistar esse objetivo, conhecendo as reais necessidades dos nossos usuários, seus desejos e percepções. Por isso, esse método se mostra tão eficiente quando se trata de descobrir oportunidades de inovação, através da empatia e desenvolver uma solução de valor.