logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: Será que você está perdido em um labirinto de destruição criativa?

É hora de buscar novas soluções e evoluir

Compartilhar:

A maioria de nós não se dá conta de como a rotina faz a gente agir de maneira coordenada e automática, sem pensar. Parece que viramos zumbis, tudo é automático. A rotina pela manhã, a ida ao trabalho, o trabalho em si, a volta do trabalho, o deslize na tela do celular para acompanhar as redes sociais, e assim passamos o dia.

A rotina faz você caminhar pelo caminho mais fácil, poupando energia e fazendo apenas o que é familiar. Quando alguém pedi que você pense em soluções para algo, você se sente perdido, como se estive preso dentro de um labirinto que aos poucos foi sugando todo seu potencial criativo.

Isso já aconteceu com você? Se sim, vamos fazer o seguinte exercício. Analise as perguntas abaixo e responda cada uma delas:
• Existe um padrão recorrente em seus dias de trabalho - o que você faz, com quem você se encontra?
• Você acha importante concordar com seus colegas e chefes para se dar bem?
• Você vê obstáculos em todos os lugares para novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas?
• Você se vê dizendo: "Isso não vai funcionar. Já foi tentado muitas vezes antes.”
• Você pensa, "Não importa o que eu faça. Eles não se importam. Mesmo quando você não tem certeza de quem são "eles".

Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas, provavelmente você tem se permitido aceitar padrões de pensamento e comportamento que estão minando sua criatividade.

Não vou negar, obstáculos existem sim, tem pessoas que não se importam com o que você pensa, mas não é isso que importa. O importante é que temos consciência de que você parou de usar sua criatividade e que podemos reverter isso.

Primeiro ponto, conheça pessoas novas no trabalho, converse com essas pessoas, entendam como elas pensam e o que elas defendem. Fale também com clientes, busque ouvir pessoas diferentes daquelas que já está acostumado a conversar.

Busque fazer tarefas diferentes, ajude alguém em algum projeto, produto ou processo. Se você fizer algo novo a cada mês, você vai se sentir revigorado e com mais repertório para resolver problemas.

Procure por obstáculos. Sabe aquela frase “necessidade é a mãe da invenção”? Ela faz total sentido aqui. Cada problema, reserva uma grande oportunidade de pensar em soluções. Questione, quais são os defeitos? Para que serve? Quais são as outras maneiras de fazer aquilo?

Compartilhe suas ideias com as pessoas, e deixe que elas ajudem você a pensar no que está faltando. Você não precisa ter todas as respostas, as pessoas gostam de ajudar, e a união de várias mentes pensantes, promove a diversidade de repertórios.

O nosso cérebro quer poupar energia e fazer aquilo que já está acostumado a fazer, seguindo o caminho de menor resistência. Por isso, você precisa fazer um esforço maior para conseguir driblar essa vontade e percorrer o caminho criativo, aquele que faz você buscar novas soluções e evoluir.