logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 19/11/2015 | 18:29

Trabalhadores dos hospitais anunciam greve

com informações de Maristela Benedet, da assessoria

Compartilhar:

Cerca de quatro mil trabalhadores de 15 hospitais da região pararão as atividades a partir de segunda-feira, dia 23. A decisão ocorreu após a quarta rodada de negociação sem avanços nesta quinta-feira, dia 19. Os hospitais São José, São João, Unimed e Regional de Araranguá ofereceram o repasse integral da inflação de 10,33% a partir de novembro. Os hospitais São Donato e Nossa Senhora de Fátima ofertaram 70% do INPC dividido em janeiro e fevereiro. Já os demais sinalizaram 100% da inflação entre janeiro e abril sem retroatividade.

“A proposta está longe de contemplar os anseios da categoria com muitas perdas e ainda não conquistamos vale-alimentação e redução da jornada, esperamos melhorias e sensibilidade dos patrões”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido. A greve foi aprovada por cerca de 70% da categoria nas coletas de votos realizadas esta semana. Apenas os serviços essenciais de urgência e emergência serão mantidos.

A categoria reivindica 10% de aumento acima do INPC; vale-alimentação de R$ 250; jornada de seis horas diárias com uma folga semanal; jornada de 12x36 com duas folgas mensais de quinze em quinze dias; jornada comercial de 40h semanais; fim do banco de horas; pagamento até o quinto dia útil e as obrigações trabalhistas como 13º salário, FGTS e previdência social; plano de saúde para os empregados; contratação de mais trabalhadores; mudança da data base de novembro para abril; além da homologação dos exames admissionais no sindicato.