logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Praça Castelo Branco poderá ter novo nome

Compartilhar:

O debate sobre a Comissão Nacional da Verdade poderá causar reflexo imediato na construção da história da cidade. É que uma das medidas incentivadas em todo o país está a retirada do nome de ditadores e torturadores de espaços públicos. Em Içara caberia então uma nova figura para ser homenageada no lugar do Humberto de Alencar Castelo Branco. O primeiro presidente da ditadura militar brasileira empresta o nome para a praça em que está instalado o Poder Executivo do município.

"Entendo que caberia o nome de outro presidente. Sugiro João Goulart", coloca a içarense integrante da resistência à ditadura, presa e torturada pelo regime, Derlei Catarina De Luca. O momento também seria propício para a indicação. Filho de Jango, João Vicent estará na cidade entre os dias 5 e 6 de junho para debates com a sociedade sobre o processo de resgate documental do passado e para solenidades públicas.

“Vamos ter uma sessão solene para homenagear algumas pessoas que lutaram contra a ditadura no país. Por isso seria interessante mudar o nome da praça neste momento. Mas vamos mexer com algo antigo. Será preciso, portanto, uma conversa com todos os vereadores”, aponta o presidente da Câmara Municipal de Içara, Laudelino Calegari (PMDB).

"Na Argentina foram retirados todos os nomes de ditadores das praças e no Brasil este processo começou agora. Eu gosto desta ideia e me apresento aberto a discussão. Entendo também que a substituição tem que ser alguém de renome nacional. Seria importante colocar o João Goulart. Representaria o reconhecimento do município ao governo em que foi eleito e que perdeu com o golpe", avalia o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Castelo Branco era cearense e chegou a ser marechal pelo Exército do brasil. Ele fez parte da Segunda Guerra Mundial contra o nazismo com a Força Expedicionária. Ficou 300 dias em campos de batalha. De volta ao país, atuou no golpe que depôs em 1964 o responsável pela própria indicação na chefia militar, João Goulart. O então presidente foi exilado na Argentina, onde faleceu em 1976 devido a um ataque cardíaco. Esta é a versão oficial. No entanto, existe a suspeita de que foi envenenado.

RENOVAÇÃO – Se confirmada a mudança do nome da Praça Castelo Branco, este não será o único caso da alteração de patrono na cidade. A Escola Antônio João passou a ser chamada de Professora Salete Scotti dos Santos também após ser levantado o histórico do homenageado. A mudança foi justificada por ser um militar semi-analfabeto que havia atuado na Guerra do Paraguai e teve o nome imposto ao prédio pela Secretaria de Estado da Educação. Já Salete Scotti foi professora da unidade estadual e fez parte da comissão que havia levantado a discussão na maior escola da cidade.