logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içara tem 615 pacientes em tratamento devido ao HIV

Cidade atende portadores do vírus também de outras cidades

Compartilhar:

Içara possui 615 pacientes em tratamento decido ao HIV, mas nem todos são moradores da cidade. Essa diferença ocorre devido ao preconceito e a preferência, por isso, ao encaminhamento para outro município. Para romper com a discriminação e incentivar o tratamento o primeiro dia de dezembro é mundialmente de Luta contra a Aids. A data foi abordada na Câmara Municipal de Içara nesta terça-feira, dia 7, com a cessão do espaço para a Pastoral da Aids e ao Serviço de Atendimento Especializado da Secretária Municipal de Saúde de Içara.

Conforme o padre Jonas Emerim Velho, a Pastoral da Aids está presente nas dioceses de Florianópolis, Caçador e Criciúma. No Sul, os trabalhos iniciaram em 2015. “A igreja compreende como sua as alegrias, tristezas, esperanças e os sofrimentos da humanidade”, comenta. “A gente trabalha muito com o cuidado daqueles que infelizmente contraíram o HIV. Padres, leigos, congregações religiosas que se empenham no cuidado desses nossos irmãos que precisam do nosso apoio”, afirma.

“Essa data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão de todos com relação ao vírus como um problema de saúde pública global”, enfatiza a enfermeira do SAE, Graziela Macarini Zuchinalli. Neste ano, a epidemia completa 40 anos. Atualmente, o município possui dois infectologistas. São realizados os exames de carga viral a cada seis meses e a retirada mensal dos medicamentos pelo SAE.

“Todo o tratamento antirretroviral é disponibilizado pelo Município. O medicamento é via Ministério da Saúde, pois o tratamento é disponibilizado apenas pelo SUS”, completa Graziela. “A data é importante para conscientizar e alertar à população sobre a doença, pois o preconceito e a falta de informação ainda são os principais problemas no combate contra a Aids”, frisa o requerente da apresentação, o vereador Adilson Bertan (PP).