logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

“Nunca imaginei que tivesse essa repercussão”, diz vereador sobre requerimento à Netflix

Edson Freitas (MDB) ganhou projeção nacional após requerer retirada de série do catálogo de streaming

Compartilhar:

Alguns dos maiores jornais e portais de notícias do Brasil tiveram o nome de Içara incluído em uma discussão sobre o acesso a conteúdos nas plataformas de streaming, principalmente, a Netflix. A provocação ocorreu com um requerimento de autoria do vereador Edson Freitas (MDB), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, com o pedido de retirada da série Round 6 do catálogo da empresa. Este tipo de expediente não tem força de lei, mas é utilizado constantemente para debater trabalhos legislativos, além de temas considerados de interesse público.

“Eu não assisti a série. Ouvi falar dela, as falas não foram boas, vi alguns cenas, conversei com alguns pais e eles me perguntaram se daria para fazer algo. Por isso fiz uma indicação ao Poder Público Municipal para enviar orientação às escolas para que os pais tivessem ciência desta série e evitassem que seus filhos a vissem devido ao impacto negativo que poderiam causar nos jovens em idade escolar. Fiz também, meio que excedendo a competência municipal, um requerimento sugerindo a retirada da série do ar”, coloca o vereador.

“É uma série com conteúdo inapropriado devido a violência, tortura psicológica e suicídio. Eu sei que tem a classificação etária, mas a forma em que a Netflix coloca, permite que as crianças assistam”, avalia Edson. Para ele, conteúdos como esse deveriam ter, não apenas a classificação indicativa de idade, mas uma forma de acesso que fosse necessária uma senha individualizada pelos pais. “Deveria haver mais rigor”, acrescenta.

“Nunca imaginei que tivesse essa repercussão. Mas o objetivo foi chamar à discussão esse assunto, que os pais percebam seus filhos e que cuidem do que estão assistindo. O requerimento surtiu um efeito muito maior do que eu esperava e penso que temos que rever a forma dessa liberação de conteúdo para as crianças”, avalia. “No início recebi críticas pela função de um vereador, mas à medida que houve projeção nacional, tive também elogios de pais e relatos de outros filmes, inclusive infantis, que trazem mensagens subliminares prejudiciais”, indica.

O que diz o requerimento à Netflix?

A Câmara Municipal de Içara, no uso de suas atribuições legais, em atenção ao Requerimento N.º 264/2021 de autoria do Vereador Edson Freitas do MDB, aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 18 de outubro do corrente, requer o seguinte: Enviar expediente a Netflix solicitando a retirada do seu catálogo a série coreana, Round 6.

No mês de setembro deste ano foi lançada na Netflix a série Round 6, série coreana, com classificação etária de 16 anos, que está batendo os recordes de audiência, inclusive nas redes sociais. O conteúdo da série contém violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos e cenas de sexo, utiliza-se de brincadeiras simples de criança como: ‘Batatinha frita 1,2,3’, ‘Cabo de guerra’, ‘Bolas de gude’ para assassinar a ‘sangue frio’ as pessoas que não atingem o objetivo final.

Como legislador a preocupação com esse tipo de série violenta que mistura brincadeira de crianças com crimes bárbaros, além da facilidade com que as crianças acessam esse material, é o impacto que este pode ter sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, especialmente daqueles que já se encontram, por algum motivo, fragilizados.