logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

“O Gaeco interferiu positivamente”, diz Murialdo

Compartilhar:

Após um ano tumultuado e marcado por escândalos políticos, o que os moradores de Içara esperam é um período de calmaria e boas ações. Nas urnas, 52,98% dos votos válidos foram depositados em Murialdo Gastaldon (PT) e Sandro Giassi Serafim (PMDB). O momento é de transição, e os primeiros nomes que irão compor o secretariado já foram revelados.

Walterney Réus continuará como procurador do município, e ontem foi confirmado o professor universitário Ronaldo Biléssimo para a secretaria de Finanças. Na próxima semana, o prefeito eleito irá anunciar o novo secretário de Administração. O trio será responsável pela comissão de transição.

“São pontos que precisam ser tratados agora, como por exemplo os processos licitatórios para a merenda escolar”, cita Murialdo, que também conta que já estão em busca de emendas, se inteirando da situação do Hospital São Donato e do processo de emancipação do Balneário Rincão.

O processo eleitoral em Içara foi tumultuado. Foram dois relatórios divulgados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) envolvendo nomes de ambas as chapas. “O Gaeco interferiu positivamente no processo eleitoral”, resume Gastaldon.

A partir do dia 1º de janeiro, o Balneário Rincão se torna município. Mas no momento não está formada nenhuma comissão para tratar do processo. O prefeito eleito está preocupado com algumas situações como os funcionários de carreira, qual a estrutura que fica para o novo município e como serão feitas licitações. “Sou prefeito a partir do dia 1º de janeiro, e nessa data o Balneário Rincão já será um novo município, e a sua administração que será responsável pelos serviços básicos como a coleta de lixo”, relata Murialdo.

A incerteza se torna ainda maior pelo fato de o Balneário não estar com a sua situação política resolvida. O prefeito eleito Décio Góes (PT) está indeferido pela Justiça e espera reverter a situação, mas no momento não pode ser diplomado. “O pior é que não sabemos nem com que tratar esse processo”, afirma Murialdo.

Uma das preocupações do prefeito eleito de Içara é em relação aos funcionários de carreira, que podem escolher em qual prefeitura vão trabalhar. “O mais provável é que escolham Içara, que já possui Plano de Carreira e Instituto de Previdência, então temos que criar mecanismos de incentivos para que continuem no Rincão”, explica.

Também ainda não se sabe como serão realizados os processos de licitação para a que as escolas possam iniciar o ano letivo dentro da normalidade no próximo ano, esses pontos não podem ser tratados somente a partir do dia 1º de janeiro. “Nossa prioridade é Içara, mas também não vamos abandonar o Balneário Rincão”, garante Murialdo.

O Hospital São Donato passa mais uma vez por um momento delicado e precisa da atuação do poder público para continuar com o atendimento. “O pronto socorro é responsabilidade do município, e nós vamos assumir essa responsabilidade”, afirma o prefeito eleito. Outra proposta apresentada é a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já possui recursos aprovados junto ao HSD. “Também queremos ajudar no processo de implantação da UTI. Com a instalação, o Hospital terá como realizar procedimentos que são melhor remunerados pelo SUS”, explica Murialdo.

O prefeito eleito relata que para o Ministério da Saúde são considerados hospitais viáveis os que têm mais de 100 leitos. “Com os atuais 70 leitos, os 20 da UPA e mais 10 da UTI, o Hospital São Donato conseguirá aumentar sua renda e se viabilizar”, completa.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» ECONOMIA: Comércio dos bairros ganha força

» ESPORTE: Criciúma sedia Jabs em 2013