logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Promotor pede ética aos eleitos

Compartilhar:

Na tarde desta segunda-feira, dia 15, foram diplomados os candidatos eleitos em 2008. A cerimônia, realizada no Fórum de Içara, iniciou às 14h, com o Salão do Júri tomado por amigos e familiares dos futuros vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Acesse:
» Eleições 2008: especial do Canal Içara

"Içara é o 12º município do Estado em arrecadação de ICMS. É a 20ª cidade de maior destaque em Santa Catarina. Nos próximos 10 anos, estaremos entre as 10 mais importantes. Porém, ainda possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)", explicou o juiz eleitoral, Marco Augusto Ghisi Machado, aos eleitos. "Faço um pedido, de um membro do Ministério Público, que vocês conduzam o Executivo e o Legislativo com algo que tem faltado muito, que é ética", completou o promotor público Mauro Canto.

Dos 10 vereadores que conquistaram uma vaga na Câmara, Diego Vitorassi (PDT), Jurê Bortolon (PMDB), Darlan Carpes (PP) e Neuzi Berto Silveira (DEM) foram os únicos que tiveram as contas rejeitadas. A situação deles é diferente da que se encontram Acirton Costa (PMDB), Joaci Domingos (PP), André Mazuchello (PSDB), Osmar Manoel dos Santos (PP) e Toninho de Mello (PMDB), ambos com o financiamento das campanhas aprovadas por Marco Augusto.

Ainda relação aos balancetes eleitorais dos futuros vereadores, neste ano também foi registrada uma aprovação das contas com algumas observações. Este é o caso de Itamar da Silva (PP). Mas, isso não significa qualquer implicação no mandato. Conforme o chefe interino do Cartório Eleitoral de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, as ressalvas, na prática, equivalem a aprovação.

Sobre o prefeito eleito, Gentil da Luz (PMDB), ainda há o registro de irregularidades em relação aos recibos eleitorais utilizados na campanha. As contas foram reprovadas pelo juízo eleitoral no último dia 12.


VÍDEO: IMAGENS DA DIPLOMAÇÃO NO SALÃO DO JÚRI